RONDA NOTURNA DA CASA DE PASSAGEM TEM SALDO POSITIVO




Nesta semana a equipe técnica e cuidadores da Casa de Passagem de Cabo Frio realizaram diversas rondas noturnas abordando as pessoas em situação de rua em diferentes pontos da cidade, para apurar quais são as reais necessidades delas.

 A última ação aconteceu no Teatro Municipal, onde a equipe abordou um morador de Arraial do Cabo, que disse estar nas ruas há dois dias, depois de desentendimento familiar. Após conversar com os cuidadores, o morador se convenceu a voltar para casa.

A ronda noturna também passou pela Praça Porto Rocha e pela Praça de São Cristóvão. São locais que as pessoas em situação de rua gostam muito de ficar.

O abrigamento em nenhum momento é compulsório. Os usuários são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais e psicólogas, que iniciam o tratamento de dependência química, quando necessário, além de encaminhamentos para retirada de documentos e ao mercado de trabalho, através dos parceiros da Casa de Passagem.

Em alguns casos, é estudada a possibilidade de reinserção familiar, principalmente quando se trata de adolescentes e idosos. Além do abrigamento e atendimento psicossocial, são desenvolvidas outras ações socioeducativas, como atividades pedagógicas, oficinas sócio inclusivas, aulas de artesanato, além de corte de cabelo. O funcionamento da casa é de 24 horas por dia, sete dias por semana. E as rondas são realizadas diariamente, de manhã, à tarde e à noite.

 Em resumo a equipe técnica afirma que foi um saldo positivo acompanhar a evolução e a busca pela mudança de vida em algumas dessas pessoas, essa mudança é motivo de orgulho para a Casa da Passagem. Participaram desse evento o cuidador Milton Silveira, o motorista Lucio Souza, as assistentes sociais Elza Mureb e Bianca Pedroso e a psicóloga Sônia Martins.

A Casa de Passagem fica na Rua Vitória, lote 13, quadra 20, no bairro Palmeiras. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h, e plantão 24 horas, todos os dias. O telefone para informações é (22) 99276-2577. 


Texto: Flávia Lira.
Fotos: Divulgação\PMCF.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS