EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É UMA DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL


"Foto divulgação."


O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, convida a uma reflexão aos desafios do setor

Com previsão de crescimento de 10% a 15% ao ano, podendo chegar a 1,96 milhão de matrículas em 2018, a modalidade de educação a distância (EAD) é uma das principais tendências da educação superior no Brasil. Do total das 7.828.013 de matrículas efetivadas em 2014, a modalidade de educação a distância representa 27%. Com a função de democratizar o acesso à educação, um dos grandes desafios desse formato é ofertar um serviço de qualidade à população. A Ilumno, líder em EAD em toda a América Latina de língua hispânica, com larga experiência e excelentes resultados na Argentina, onde é a maior instituição de EAD, e Colômbia, está adotando o mesmo modelo nas duas instituições brasileiras que integram sua rede, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio, e a Unijorge, em Salvador.

O presidente da Ilumno no Brasil e reitor da Universidade Veiga de Almeida, Arlindo Cardarett Vianna, considera que as instituições precisam criar um referencial de qualidade para a educação a distância no país e que ainda há muito a ser melhorado. “Estamos convencidos de que a chave principal para o êxito das atividades da Ilumno no Brasil, a exemplo do que já acontece em outros países, é o nosso compromisso absoluto com a qualidade, que é reconhecida pelos alunos, pela sociedade e pelo setor de ensino superior como um todo”, ressalta.

Vianna aponta que não apenas na modalidade a distância, mas na educação como um todo, o processo de virtualização do ensino superior é o caminho para potencializar o binômio ensino-aprendizagem de todos os alunos. Nesse sentido, a Ilumno tem investido fortemente em ferramentas e tecnologias. “Acredito que num curto espaço de tempo não faremos mais distinção entre ensino presencial e EAD, pois estamos falando do processo de evolução pelo qual o ensino superior já vem passando em outros países, e nossa experiência na América Latina tem comprovado essa tendência”, destaca.

Segundo estudo encomendado pela Ilumno à Hoper Educação, consultoria especializada no segmento, o aumento da participação da educação a distância nos próximos anos deverá resultar em mudanças na formação dos docentes, na metodologia e na didática, além do relacionamento dos alunos com os professores.

Diversificação
O estudo Ilumno/Hoper também aponta a tendência de uma maior participação de grupos internacionais, por meio de fusões e aquisições, além da formação de consórcios entre instituições para compartilhamento de serviços. Também é prevista uma intensificação das parcerias estratégicas com empresas especializadas, para transmissão de cursos e desenvolvimento de conteúdo e atividades. 

A Ilumno Brasil já atua na prestação de serviços para a gestão de instituições de ensino superior, sendo o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, a primeira instituição cliente. Este segmento da empresa, até 2020, receberá investimentos de R$ 173 milhões para a implementação, desenvolvimento e consolidação de um modelo. No mesmo período, está prevista a aplicação de recursos na ordem de R$ 1 bilhão em toda a rede, que também serão aproveitados pelas instituições brasileiras. 


Sobre a Ilumno
Por meio de uma equipe altamente especializada e do desenvolvimento de serviços, processos e tecnologia de ponta, a Ilumno procura expandir e modernizar instituições de ensino superior de uma forma financeiramente sustentável. Os focos principais da organização são a melhoria contínua da qualidade acadêmica e a oferta de uma educação que promova o sucesso do estudante no mercado de trabalho.

Suas atividades são desenvolvidas em duas frentes de trabalho. Uma delas é a gestão direta de instituições propriedade da Ilumno e a outra é a oferta de serviços, processos e tecnologia a instituições que estabelecem contratos de colaboração de longo prazo com a organização.

Com matriz em Miami, nos Estados Unidos, a Ilumno está presente em sete países da América Latina, trabalhando com 11 instituições de ensino superior e reunindo um total de 45 campi, cerca de 600 polos de educação a distância, 10 mil docentes e colaboradores e aproximadamente 200 mil alunos.

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Att,

Andréa Luiza Collet
Assistente de Comunicação 
Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno

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