UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO DO JACARÉ JÁ É UMA REALIDADE PARA A POPULAÇÃO

Foto: Registro da inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro Jacaré. Datada em 05 Agosto de 2015.


A unidade, localizada na Rua Samuel Bessa, tem duas equipes para atender à população do bairro. Outra UBS do bairro continua em funcionamento

Já está em funcionamento a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jacaré, uma antiga reivindicação da comunidade.  A unidade, localizada na Rua Samuel Bessa, tem duas equipes para atender à população do bairro.  Dona Maria das Graças Silva de Souza e Suely Corrêa da Silva moram no bairro e foram as primeiras à buscar atendimento na nova unidade. 

– Este é mais perto da minha casa. Agora vou passar a buscar atendimento médico aqui. Gostei muito. O posto ficou muito bonito. Eu espero que o atendimento também seja bom – disse dona Maria das Graças.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município, Jorgete Maria Rego Lima, o posto foi aberto, sem que o município fechasse a outra unidade que já existe no bairro.

– Abrimos este posto de saúde sem fechar o outro. O objetivo é ampliar o atendimento. A população do Jacaré é muito grande e necessita das duas unidades de saúde para poder proporcionar um melhor atendimento – disse.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. A expansão tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais.

– Esse posto é uma conquista para a população. A emergência é muito importante, mas trata, como o nome mesmo diz, é o atendimento emergencial. A Saúde Básica é que realmente melhora a saúde da população – explica o secretário de Saúde de Cabo Frio,, dr. Carlos Ernesto Dornellas.

Nas UBSs, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades.


Texto: Alexandra de Oliveira, assessoria de imprensa da secretaria municipal de saúde/Foto: Arquivo de fotos do Blog Álvaro Neves "O Eterno Aprendiz". 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS