CÂMARA DOS DEPUTADOS - PARLAMENTARES COMENTAM REDUÇÃO DO NÚMERO DE MINISTÉRIOS ANUNCIADA PELO GOVERNO



Presidente da Câmara, que tem projeto que define em 20 o número de ministérios, considera que a redução poderia ser maior.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, considerou positiva a redução de ministérios anunciada pelo governo federal, mas acha que o Executivo poderia reduzir ainda mais. "Acho positiva a redução. Dá uma sinalização que está havendo algum sacrifício do governo. Isso só me estimula a tocar minha proposta [PL 299/13], que é reduzir para 20. Mas ainda estão me devendo 9; 39 menos 10, ainda sobram 9 para reduzir."


O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (24) que o governo federal vai reduzir o número de ministérios, baixando dos atuais 39 para 29 o total de pastas.

Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o governo está enfrentando a crise de forma ampla e vai cortar na própria carne, mas, para ele, isso não é o mais importante. "Muito mais do que o impacto financeiro é o impacto político disso."

Segundo Guimarães, agora começam as negociações para estabelecer os ministérios a serem extintos e os cortes que serão feitos. "Quais são os passos? Discutir com cada partido, discutir com os movimentos sociais, discutir com os empresários, discutir com todo mundo."

Reforma ministerial:

A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias; a diminuição dos cargos comissionados no governo; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União com regularização de terrenos.

Nelson Barbosa não apresentou a estimativa da economia do governo com as medidas, mas disse que a reforma vai melhorar a produtividade do Executivo.

O ministro do Planejamento explicou que as medidas da reforma dependerão de projetos de lei, decretos ou portarias para entrarem em vigor.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS