SECRETÁRIO DE SAÚDE INTENSIFICA COMBATE DE DENGUE EM CABO FRIO.



O trabalho está sendo realizado por agentes de combate a endemias

Começou esta semana um mutirão de combate a endemias em Cabo Frio, com foco ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  O trabalho está sendo realizado por agentes de combate a endemias e fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio.

- O objetivo é a prevenção e conscientização dos moradores de áreas que tiveram aumento de casos de dengue durante o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) – disse Rofran Cardoso, coordenador de Endemias.

Atualmente, o mosquito Aedes aegypti, que antes era silvestre, passou a ser domiciliar. O LIRAa aponta, nos dois últimos meses, crescimento no índice de infestação em alguns bairros do município.

– Estamos concentrando as ações de prevenções nos bairros Vila do Ar e Jardim Esperança I, onde o índice alcançou 2,1%; e nos bairros Jardim Peró, Reserva do Peró, Caminho de Búzios e Guriri, onde o índice de infestação alcançou 3,8 %. O índice aceitável no LIRAa é  até1% – explica Rofran.

Nesses bairros, agentes de combate a endemias (ACEs) visitam casa por casa realizando o trabalho preventivo e orientando os moradores sobre as formas de se evitar a proliferação do mosquito. Em media 130 agentes trabalham no mutirão. Em maio 99.564 imóveis foram visitados pelos ACEs em todo o primeiro distrito. A cada dois meses, são feitas visitas domiciliares em imóveis já vistoriados, para acompanhar o trabalho já feito anteriormente.

- Durante 15 dias as equipes permanecerão trabalhando na prevenção e ao combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Vila do Ar, Jardim Esperança, Jardim Peró, Reserva do Peró, Caminho de Búzios e Guriri. Bueiros e áreas alagadas, também são focos da infestação larvária, com isso intensificamos o combate ao mosquito e pedimos a colaboração dos moradores dessas áreas que receba nossas equipes e nos ajudem a combater essa infestação – finaliza Rofran Cardoso.

Texto e fotos: Janayna Teixeira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS