ENFERMEIROS DA UPA DO PARQUE BURLE PASSAM POR CURSO DE QUALIFICAÇÃO




Qualificação será coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde

A Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura Cabo Frio realiza, entre os dias 30 de junho e 3 de julho, dois cursos de qualificação profissional para os enfermeiros que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle. No dia 30, o médico sanitarista Carlos Alberto Nogueira irá falar sobre as doenças de inverno provocadas por bactérias e vírus que se proliferam com rapidez nesta época do ano.  Segundo o médico sanitarista, as baixas temperaturas deixam as pessoas mais expostas a certas doenças.

– As infecções respiratórias são mais frequentes nessa época do ano. O que mais vemos são as amidalites, infecções gripais, pneumonias, principalmente em pacientes que já têm predisposição, e doenças pulmonares. É preciso tomar todo o cuidado para evitar que algumas dessas doenças evoluam para uma meningite – explica.
      
Ainda segundo o especialista, quando não tratadas, doenças que à primeira vista parecem simples resfriados, podem trazer prejuízos ainda maiores à saúde. Algumas delas podem até levar à morte, como é o caso da pneumonia, infecção que afeta os pulmões.

– Em geral, tudo começa com um quadro gripal, então às vezes a gripe pode evoluir para um processo infeccioso. Nas pneumonias em pacientes jovens, podemos ter uma resposta rápida ao tratamento. Já em pessoas idosas, debilitadas, a pneumonia pode ser fatal – alerta.

E para saber identificar esses problemas, é preciso ficar atento aos sintomas que podem ser avisos de que algo está errado em nosso organismo. As principais características são simples e que é preciso que os profissionais da saúde também fiquem em alerta.

– Os quadros de tosse maiores que uma semana, febre, falta de ar, perda de apetite e emagrecimento são sintomas de que o paciente tem que procurar um médico, fazer alguns exames para ver se não há nenhuma complicação maior – explica.

Nos dias 2 e 3 de julho, às 15h, os profissionais de enfermagem passarão por outro curso de qualificação, dessa vez sobre Classificação de Riscos. O curso será ministrado pelo enfermeiro Sérgio Porto, especializado em Controle de Infecção Hospitalar, Educação Continuada de Alta Complexidade da Superintendência de Vigilância em Saúde. O curso, com duração de duas horas diárias, tem o objetivo qualificar os profissionais com aulas teóricas sobre a importância dos tipos de classificação exigidas.

Entre os dias 5 e 11 de julho, o enfermeiro supervisionará todos os atendimentos na sala da classificação de risco. O objetivo desse acompanhamento é identificar possíveis falhas no atendimento.

Texto e foto: Janayna Teixeira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS