SEMEI MANTÉM SERVIÇOS DE ATENDIMENTO MÉDICO AOS IDOSOS DE CABO FRIO, E MAIS DE 70 ATIVIDADES DE SEGUNDA À SEXTA TODAS GRATUITAS SAIBA MAIS




Vacinação contra a gripe também faz parte das atividades

Termina nesta sexta-feira (22/5) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público alvo compreendido entre idosos, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, mulheres que tenham dado à luz há 45 dias e trabalhadores da saúde. Em Cabo Frio, no entanto, a campanha começou no último dia 11, com uma semana de atraso, e até agora somente 20% do público alvo foram imunizados.

Os idosos fazem parte do maior grupo de pessoas a serem imunizadas, e também do maior grupo de risco por complicações causadas pela gripe. Por isso a SEMEI também aderiu à campanha, e durante dois dias promoveu uma ação interna conseguindo imunizar 380 idosos.

- Esse número é muito pequeno perto da quantidade de pessoas com mais de 60 anos que temos cadastrada da secretaria, algo em torno de seis mil idosos. Por mais que a gente alerte para os riscos da gripe, e para a importância da prevenção, infelizmente muitos idosos acabam acreditando no mito que se criou de que a vacina causa gripe, e por isso não buscam a imunização – alerta a secretária Cristiane Fernandes, reforçando o pedido para que até sexta-feira os idosos que não foram imunizados procurem um posto de saúde para tomar a vacina.

Prevenção contra dengue e outras doenças
Uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que idosos e doentes crônicos estão mais propensos a pegar dengue do que pessoas de outras idades e grupos. Atenta a isso, mesmo com todos os cortes realizados pela Prefeitura com o objetivo de organizar as finanças por conta da crise dos royalties, a Secretaria Municipal da Melhor Idade continua investindo na prevenção e melhoria da qualidade de vida dos mais de seis mil idosos cadastrados no Centro Especializado da Melhor Idade (Cemi), localizado na Avenida Teixeira e Souza, 2228, no bairro São Cristóvão.

Por lá, diariamente centenas de idosos fazem atividades físicas diárias como tai-chi-chuan, hidroginástica e aula de dança, e também recebem acompanhamento médico, psicológico e fisioterápico com acupuntura, RPG e outras especialidades. Até mesmo a secretária Cristiane Fernandes, pós graduada em Geriatria e Gerontologia, coloca a mão na massa e ajuda as enfermeiras na aferição da pressão arterial dos idosos.

- Para trabalhar com idosos a pessoa tem que gostar, tem que ter vocação de verdade, e aqui no Cemi todo mundo trabalha com muito amor. Todo mundo se dedica muito aos nossos idosos, a melhorar a qualidade de vida deles, e como pós graduada em Geriatria e Gerontologia eu não poderia ficar apenas delegando: está no meu sangue, assim como de todos daqui, se doar aos nossos idosos de corpo e alma – explicou a secretária, correndo, logo em seguida, para atender outro idoso que aguardava atendimento.

Ao todo, o Cemi oferece mais de 70 atividades, de segunda à sexta, das 7 às 19 horas. Todas são gratuitas, e para participar basta que a pessoa tenha idade a partir de 60 anos, e compareça ao Cemi portando duas fotos 3x4, comprovante de residência de Cabo Frio, além de cópia e original de carteira de identidade e CPF.

Texto: da Redação
Foto: Divulgação SEMEI

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS