HOSPITAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO PASSA POR REFORMA

Hospital São José Operário passa por reformas estruturais
Instalação de novos leitos de UPG e enfermaria darão novo fôlego para a assistência à saúde da população de Cabo Frio

Com a finalização das obras de reforma e ampliação de novos leitos, o Hospital São José Operário vai dar um novo fôlego para a assistência à saúde da população de Cabo Frio. As mudanças foram determinadas há duas semanas pelo prefeito Alair Corrêa, assim que mudou o gabinete para a Secretaria Municipal de Saúde, e resolveu acompanhar de perto o funcionamento das unidades de saúde no município.

– Vamos criar novas vagas de internação e leitos da Unidade de Pacientes Graves (UPG) para acabar, ou pelo menos minimizar, a falta de vagas de UTI oferecidas pelo Estado – disse o prefeito.

Diversos setores estão sendo reformados. Desde a semana passada, a unidade de saúde já está funcionando com um novo compressor do oxigênio, que foi substituído pela empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio, sem custos para o município. A base do tanque de oxigênio, que fica na parte externa do prédio, também está sendo reformada.

– Nós compramos o gás e a empresa fornece a máquina. A antiga máquina vinha apresentando problemas. Conversamos e recebemos esse equipamento de última geração – explicou Francisco Luis Valentim, diretor administrativo do hospital.

Por determinação do prefeito Alair Corrêa, as reformas estão sendo acompanhadas de perto pelo secretário de Obras, Paulo Castro, que declarou que até o final desta semana, a parte física da nova sala da Unidade de Pacientes Graves ficará pronta. Com o novo espaço, o hospital irá ganhar oito novos leitos de UPG. Hoje, a Unidade de Pacientes Graves do São José Operário conta apenas com dois leitos. O setor de esterilização, há dois meses sem funcionamento, também está sendo reformado.

– Hoje, tudo daqui é esterilizado nas outras unidades de saúde do município, o que acaba sobrecarregando os demais hospitais. O volume de roupas é enorme e precisa ser cuidado aqui – disse Francisco.

– O Hospital está passando por uma ampla reforma de readequação e modernização de seus espaços físicos, como leitos de UPG e as enfermarias – complementou Paulo Castro.

Quando a Unidade de Pacientes Graves ficar pronta, a Secretaria de Obras irá centralizar os trabalhos na ampliação da enfermaria, aumentando o número de leitos para internação de 21 para 27. Uma ala para pacientes da saúde mental também está sendo reestruturada. O espaço terá leitos masculinos, femininos e infanto-juvenis.

– São reformas que exigem enorme esforço financeiro por parte do município, com edificações, reformas, aquisição de equipamentos, insumos e a capacitação e gerenciamento de recursos humanos especializados. Tudo só tem sido possível mediante a minha presença aqui na Secretaria de Saúde. Estou conversando com fornecedores, explicando a nossa situação e pedindo o empenho de todos para oferecer uma saúde de qualidade para a população – finalizou o prefeito Alair Corrêa.

Texto e fotos: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS