PROJETO "CRESCENDO COM O ESPORTE" OFERECE AULAS DE SURFE PARA A GAROTADA



Projeto “Crescendo com o Esporte” oferece aulas de surfe para a garotada
Aulas gratuitas acontecem duas vezes na semana na Praia do Forte, um dos cartões postais da cidade

O surfe é um dos esportes mais praticados em Cabo Frio, tanto por profissionais como por amadores. Pensando nos jovens que querem ingressar na modalidade, a Prefeitura de Cabo Frio incentiva a prática do surfe nas ondas da Praia do Forte.  Para o prefeito Alair Corrêa, o esporte é uma oportunidade de dar à criança uma perspectiva de um futuro melhor. 

As aulas de surfe fazem parte do cronograma de atividades do projeto socioesportivo “Crescendo com o Esporte”. As aulas acontecem duas vezes por semana e tem cerca de 50 alunos. Paulo Gustavo, professor da garotada, surfa há 25 anos, e se formou em Educação Física já pensando que poderia dar aulas de surfe.

- Eu gosto do esporte e queria me profissionalizar na área. Quando eu comecei não tinha escolinha, esse incentivo. Eu sempre falo com os alunos que devem agradecer por ter a escolinha, porque apesar de não parecer é um esporte caro, que normalmente não tem incentivo – diz Paulo Gustavo.

E o incentivo ao esporte já tem dado resultados. Lucas de Oliveira, de 16 anos, participa do projeto há três. Lucas sempre quis ser surfista, tanto que sempre foi incentivado pelos pais com a primeira prancha quando tinha 10 anos. Hoje, o adolescente já participa de alguns campeonatos.

- Estou sempre competindo, acho irado este incentivo que temos em Cabo Frio, já que é uma coisa difícil no Brasil esse incentivo pro surfe. Ano passado fui campeão na etapa do Provide, em Cabo Frio mesmo e fui campeão estadual da minha categoria – diz Lucas.

E o surfista cabofriense tem como ídolo o ubatubense Filipe Toledo. Lucas se inspira nas manobras do campeão.

- O Filipe manda uns aéreos irados, eu tento me espelhar nele e fazer igual nas águas de Cabo Frio.  

Outra sensação do surfe entre a garotada é Gabriel Medina, atual campeão mundial. Ian da Costa tem 12 anos e se inspira no campeão para também chegar ao circuito mundial.

- Vi o projeto na televisão e como já gostava do surfe e queria muito fazer.  Ainda não participei de campeonatos mas estou doido para participar e ser um Gabriel Medina – diz Ian.

O professor explica que o principal objetivo é tirar as crianças das ruas e dar uma oportunidade a elas.

- O importante é não ficar na rua, cobramos a presença na escola, as notas. Incentivamos o trabalho e os estudados. Toda terça-feira à noite, nós fazemos o surfe pipoca, onde reunimos a galera, para assistir um filme de surfe e confraternizar – fala Paulo Gustavo.

As aulas acontecem às terças e quintas, em dois horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para as aulas de surfe, podem se inscrever crianças de 7 a 17 anos, no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, com os seguintes documentos: uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, atestado de saúde e uma declaração escolar que comprove que a criança ou jovem esteja estudando.

Texto: Aretuza Maia
Fotos: Horácio CF Zone

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS