MUAY THAI É SUCESSO NO PROJETO "CRESCENDO COM ESPORTE"



Os chutes, os socos e as joelhadas dessa luta trazem muitos benefícios e podem ser praticados por pessoas de diversas faixas etárias

 O projeto “Crescendo com o Esporte”, desenvolvido pela Prefeitura de Cabo Frio, incentiva a prática esportiva orientada para pessoas de todas as idades. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As aulas acontecem em 110 núcleos/subnúcleos distribuídos nos três ginásios poliesportivos, nas praças públicas e outros locais predeterminados. São diversas modalidades disponíveis para os inscritos no projeto, de forma 100% gratuita.

 Uma das modalidades oferecidas é o muay thai, arte marcial de origem tailandesa. Chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, trazem benefícios para o corpo, além de maior flexibilidade e músculos mais definidos, além de uma alternativa de vida para o aluno.

 A professora de Educação Física com especialidade no muay thai, Marlise Sherman, afirma que é uma arte completa. 

 - Utilizamos braços e pernas, chutes, é uma atividade que vai desde a socialização até a importância para saúde mental, emocional e física, – declara a professora.

 Os treinos começam com um aquecimento de corrida, polichinelos, saltos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos. É finalizado com luta ou com manoplas que é aprendida durante o horário de aula.

Aluno de muay thai, Pablo Dias, de 14 anos de idade, pratica a atividade há pouco tempo no projeto, mas já está gostando.



– Tenho três semanas de treino e adoro vir às aulas, estou aprendendo tudo sobre a arte. E o melhor de tudo, de forma gratuita – diz o estudante.

Os horários das aulas são bem flexíveis. Pela manhã são os dias segunda, quarta e sexta, de 8 às 11h e na quarta-feira também com horário na parte da tarde de 14h às 18h, dividido em turmas mistas, infanto-juvenil, adulto e feminina. A idade mínima é de oito anos e não tem limite máximo de idade.

 As inscrições para o projeto podem ser realizadas das 9h às 12h e das 14h ás 17h, no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho, no Ginásio João Augusto, em Tamoios, no Ginásio Vivaldo Barreto, em Jardim Esperança e também no Núcleo de Natação, localizado na Rua Alemanha, 174. 

Os documentos necessários no ato da matrícula são para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos: uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, atestado de saúde e uma declaração escolar que comprove que a criança/jovem esteja estudando. Para maiores de idade serão necessários: uma foto 3x4, cópia da identidade, cópia do comprovante de residência e atestado de saúde.



Texto: Marianne Rodrigues.

Fotos: Horácio CF Zone.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS