FICA AQUI A PERGUNTA DO DEPUTADO MARCELO FREIXO: 'EM QUE BANCO VOCÊ QUER VER NOSSAS CRIANÇAS?'



Fonte: Jornal 247.

Nos bancos das escolas ou nos dos réus?, questiona o deputado Marcelo Freixo; "nos 54 países onde a maioridade penal foi reduzida, não houve redução da criminalidade", diz ele; "Espanha e a Alemanha voltaram atrás após adotarem a medida".


UM DEBATE URGENTE QUE DEVE FUGIR DOS SENSOS COMUNS

Por Marcelo Freixo

Em qual banco você quer ver a nossa juventude? Nos bancos das escolas ou nos dos réus? Este é um questionamento que o Mandato Marcelo Freixo faz para debater a redução da maioridade penal.

Na última terça-feira (mesmo dia que CCJ da Câmara aprovou a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos), a Comissão de Direitos Humanos da Alerj realizou uma audiência pública sobre o Sistema Socioeducativo do RJ. O diretor do Degase, Alexandre Azevedo, revelou que 95% dos internos não completaram o ensino fundamental. Esta estatística é assustadora e que deve ser refletida.

Outro dado importante que deve ser levado em conta é que, nos 54 países onde a maioridade penal foi reduzida, não houve redução da criminalidade. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás após adotarem a medida. Precisamos mandar esses jovens para as escolas, não para os presídios, as masmorras da amnésia. Presídios são lugares caros para tornar as pessoas piores. A taxa de reincidência entre os adultos é 70%. Não há qualquer política pública com o objetivo de ressocializar os detentos.

Leia o artigo "O mito da redução da maioridade penal", de Marcelo Freixo:http://goo.gl/Lh8Dnv.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS