CONSELHO DE JORNALISMO DO CHILE EXPULSA A VERSÃO CHILENA DO 'ROBERTO MARINHO' DE LÁ



Agustín Edwards Eastman, dono do jornal El Mercurio, foi condenado à expulsão do Colégio de Jornalistas do Chile; em decisão tida como histórica pelo presidente da entidade, Javiera Olivares, o Tribunal de Ética do conselho aceitou acusação contra Augustín, de ter recebido patrocínio da agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA, para desestabilizar o governo de esquerda de Salvador Allende; suas ações levaram ao golpe militar de 11 de setembro de 1973; "Este é um passo muito importante para a nossa escola", disse Olivares.


Fonte: Jornal 247.

O Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Metropolitano do Colégio de Jornalistas do Chile, presidido por Doris Jiménez Regional, informou formalmente o conselho nacional, a sua decisão de sediar a exigência de que um grupo de faculdades, patrocinada pelo advogado Luis Cuello, apresentado em novembro 2014 pedindo a expulsão do proprietário do El Mercurio, Agustín Edwards Eastman.

A decisão, descrita como "histórica" ​​pelo presidente da ordem Javiera Olivares, baseia-se no desempenho Edwards levou início dos anos 70 como um jornalista e proprietário do El Mercurio, figura sob o qual recebeu financiamento da CIA Inteligência (CIA) dos Estados Unidos para interromper a comunicação por parte do governo de Salvador Allende Gossens operações. Suas ações levaram ao golpe de Estado que os militares realizaram a 11 de setembro de 1973.

"Este é um passo muito importante para a nossa escola. Indica que a esta altura da nossa democracia, um órgão colegial como o nosso, que defende a democracia, não está disposto a ter membros que tenham cúmplices em atos tão obscuros para o Chile, como tortura, detenção e morte", disse Olivares para comunicar a decisão.

A partir da notificação, Agustín Edwards tem 10 dias para recorrer à Comissão Nacional de Ética e Disciplina Tribunal, cuja decisão cabe recurso para o Tribunal de Apelações. No entanto, em geral, essa instância confirma decisões finais tomadas pela Associação de Jornalistas.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS