BAILARINO SELECIONADO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CABO FRIO É DESTAQUE EM NOVA YORK




Davi Silva, que se destacou na edição do ano passado do festival, chegou às finais do Youth America Grand Prix, um dos eventos mais importantes do mundo para dançarinos entre 9 e 19 anos

O sucesso do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio mais uma vez atravessou as fronteiras brasileiras. Um dos destaques da edição do ano passado, o bailarino Davi Silva, do Lyceu Escola de Dança (RJ), está participando da fase final do Youth America Grand Prix (YAGP), um evento que reúne bailarinos de várias partes do mundo entre 9 e 19 anos, nos EUA.

Durante todo o festival de Cabo Frio no ano passado, a Srª. Marisa Piveta, do Passo de Arte, selecionou bailarinos para uma seletiva do YAGP em São Paulo. Tendo passado por esta seletiva, o Festival de Cabo Frio garantiu a passagem aérea e a hospedagem de Davi para a fase final, que este ano acontece em Nova York.

Davi Silva embarcou no dia 8 de abril para os Estados Unidos. Participando do evento com destaque, o bailarino chegou à fase final do YAGP nesta sexta-feira (17/4), já garantindo vaga em uma das mais prestigiadas companhias de balé do mundo, a American Ballet Theatre. Como finalista Davi Silva participará da cerimônia de encerramento do evento, marcada para a noite desta sexta-feira (17/4).

Diretora do Festival de Cabo Frio, Marcia Sampaio está acompanhando Davi Silva nos EUA, falou emocionada da garra e beleza de mais um bailarino selecionado nos palcos de Cabo Frio e que ganha destaque fora do país:

– Fico honrada porque através da dança e da arte, podemos levar o nome de Cabo Frio para conhecimento dos melhores profissionais do mundo.

O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é realizado pelo Ballet Marcia Sampaio em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, com a supervisão da Secretaria Municipal de Turismo. Por conta da parceria com o Passo de Arte para selecionar bailarinos para o YAGP nos EUA, o nível competitivo do festival aumente a cada ano, sendo procurado por bailarinos de diversas partes do Brasil, que procuram esta oportunidade para aumentar suas chances de construir uma carreira internacional.

Sobre o Youth America Grand Prix
O Youth America Grand Prix (YAGP) é a maior competição de estudantes de balé do mundo, que distribui prêmios de mais de US$ 250 mil (cerca de R$ 760 mil) por ano em bolsas de estudo para as principais escolas de dança em todo o mundo. A competição é realizada anualmente com seletivas internacionais e nos EUA, com a final acontecendo em Nova York. Estudantes de 9 a 19 anos de idade de todas as nacionalidades podem participar do evento.


O YAGP é a maior rede global de dança no mundo. Ela cumpre a sua missão de ensino da dança através de audições de bolsas de estudo, aulas especiais, serviços para os alunos, atividades educativas e de sensibilização, performances e filmes.

Mais de 300 alunos formados pelo YAGP estão atualmente dançando em mais de 80 companhias ao redor do mundo, dentre as quais: American Ballet Theatre, New York City Ballet, Alvin Ailey American Dance Theater, Paris Opera Ballet, The Royal Ballet, Stuttgart Ballet, Dutch National Ballet, San Francisco Ballet e Washington Ballet.

A edição deste ano teve quatro seletivas internacionais (São Paulo; Buenos Aires, na Argentina; Osaka, no Japão; e Paris, na França) e 15 seletivas nos EUA (Tampa, Seattle, Philadelphia, San Diego, Atlanta, Dallas, Las Vegas, Los Angeles, Boston, San Francisco, Pittsburgh, Chicago, Austin, Denver e Indianapolis).

Texto: Rosália Moreira
Fotos: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS