ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIA FRANCESCONI PARTICIPAM DO "BRINCADO COM A GEOMETRIA"



O projeto desenvolvido pela escola resgatou brincadeiras do tempo da vovó através das obras do artista plástico cabofriense Ivan Cruz

 Batata quente, amarelinha, passa anel, corrida de saco, corda e elástico... Essas são apenas algumas das brincadeiras de criança que foram relembradas pela equipe da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira. Tudo começou a partir do projeto “Brincando com a Geometria”, na disciplina de matemática, que se expandiu para todas as outras disciplinas, como Educação Física e Produção Textual, em Língua Portuguesa.

As atividades foram realizadas com base nas obras do artista plástico cabofriense Ivan Cruz, da série “Brincadeiras de Criança”, e está ainda em consonância com o projeto da Prefeitura de Cabo Frio que celebra o aniversário de quatro séculos de fundação da cidade com comemorações ao longo de todo o ano de 2015, com diversos eventos: o “Cabo Frio 400 anos!”

Para a culminância do projeto, a garotada caiu na brincadeira e contou até mesmo com a participação especial de Ivan Cruz e do diretor-adjunto, professor Cleber Menezes, que não resistiram e entraram na fila da Amarelinha. O clima foi de muita descontração e as risadas foram a marca registrada do evento.

Ao longo do corredor principal da escola foi montada uma exposição com releituras dos quadros do artista e vários brinquedos confeccionados com materiais reciclados, muitos deles até esquecidos ou mesmo desconhecidos pelas crianças de hoje, como pé de lata, vai e vem, lanterna de lata, caminhão de caixas de leite e garrafa PET, casinha de palito de picolé, dominó de caixa de fósforos e muitos outros. De acordo com o diretor-adjunto, o principal objetivo foi incentivar os alunos a conhecer outras formas de brincadeiras e brinquedos diferentes dos virtuais ou eletrônicos.

Quando soube do projeto, Ivan Cruz fez questão de prestigiar o evento e disse estar encantado com tudo que presenciou. Ele recebeu homenagens e foi presenteado com uma arte dos alunos e retribuiu a gentileza distribuindo várias miniaturas de suas esculturas expostas na Praça Verde, na orla da Praia do Forte. O artista explica que projetos como esse são essenciais para desenvolver a coordenação motora e o convívio coletivo, tão explorados nas brincadeiras tradicionais.

A presença do artista causou rebuliço entre os jovens que fizeram questão de garantir uma selfie com o artista plástico no final. As alunas Sarah Monteiro, de 13 anos, e Maria Victória de 15, ambas do 9º Ano do Ensino Fundamental, fizeram as honras da casa em nome dos colegas e disseram algumas palavras de carinho. Elas falaram da emoção que estavam sentindo em conhecer pessoalmente o responsável pelas esculturas que eles tanto fotografam em umas das paisagens mais bonitas da cidade.

– Nossos pais nos levam desde bem pequenos para passear na Praia do Forte e nós tiramos várias fotos com as esculturas. Todas as crianças ficam encantadas e por isso ficamos tão felizes, afinal, não é sempre que conhecemos um artista do qual apreciamos a arte – falaram as meninas.

Elas não pouparam elogios também à equipe da escola:

– Nessa escola tudo que a gente faz é maior, é ampliado... Aqui sentimos que somos uma grande família. Um ajuda o outro, as nossas ideias têm valor e todos contribuímos para criar um ambiente bem bacana – garantem.



Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Fotos: Divulgação | SEME

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS