PREFEITURA DE CABO FRIO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE E DIREITO DA MULHER



Evento organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde vai até esta sexta-feira e tem como público-alvo os agentes comunitários de saúde que trabalham na Atenção Básica da cidade

A Prefeitura de Cabo Frio promove nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/3) um seminário sobre Saúde e Direito da Mulher. O encontro é organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, está sendo realizado em comemoração ao mês da mulher, é destinado aos Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem que trabalham na Atenção Básica de Cabo Frio.

O auditório da Universidade Estácio de Sá ficou lotado no primeiro dia do encontro. Participaram da abertura do evento, o secretário de Saúde, Dr. Carlos Ernesto Dornellas; a superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros; a coordenadora dos ESFs, Jorjete Maria Rego Lima; e a diretora do Hospital da Mulher, Dra. Maria Rosalice Almeida.

O objetivo do seminário é capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem para atuação qualificada e diferenciada na área da saúde, promovendo o aperfeiçoamento do desempenho profissional nas diversas áreas que integram a prestação de serviços de saúde no que se refere a saúde da mulher.

- Aproveitamos o mês da mulher para falar de assuntos relacionados ao tema com o objetivo de promover uma capacitação dos profissionais que trabalham na área da saúde – disse Edilane Medeiros.

Na parte da manhã as palestras são sobre os seguintes temas: “O Agente Comunitário de Saúde e a Saúde da Mulher” e “Incentivo ao Aleitamento Materno”. Ao final de cada apresentação, são abertos debates para discussão. Entre os palestrantes, Dra. Tizuko Shiraiwa, professora Lélia Queiroz,  Ana Lúcia Mendonça, Sandra Rabelo e Dra. Maria Rosalice Almeida.

À tarde, após o almoço, acontece uma mesa redonda sobre “Violência contra a Mulher e Direitos Sexuais e Reprodutivos”, com Mariléia Bezerra, mestre em Serviço Social e assistente social do Hospital Municipal da Mulher; e a Dra. Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos, mestre em Saúde Coletiva e médica do Paismca/SES-RJ.

– Queremos orientar as ações dos profissionais para a melhorar das condições de saúde da população. A programação de quinta-feira será a mesma de sexta-feira para que todos os profissionais, que fazem parte do público-alvo do seminário possam participar – finalizou o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS