PREFEITURA APLICA MAIS DE 5 MIL AUTOS DE INFRAÇÕES NA ALTA TEMPORADA



Trabalho da Secretaria Municipal de Ordem Pública com 498 agentes flagrou maior índice de veículos estacionados sobre calçadas e locais proibidos. Agentes apreenderam 249 veículos

A Prefeitura de Cabo Frio apertou o cerco contra irregularidades no trânsito durante o verão. Apenas de janeiro até o final do carnaval foram aplicados 5,8 mil autos de infração no total. Entre às infrações 1.394 somente de estacionamento de veículos em passeio público. Somente no carnaval, 82 veículos foram multados por estacionar em esquinas ou a menos de cinco metros do alinhamento das vias conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública (SEMOP), Renato Vianna, a Guarda Municipal trabalhou com 498 agentes. Os 281 servidores da Guarda Municipal trabalharam nas ruas de Cabo Frio e foram contratados para apoio 217 homens. O secretário avalia que o planejamento das ações foi de resultado positivo.

- Diante do planejamento que elaboramos, procuramos executa-lo com o pessoal e os equipamentos disponíveis. Atingimos os objetivos na questão do ordenamento do município, principalmente no período de carnaval, com a superlotação da cidade – explicou o secretário, enquanto apresentava as estatísticas.

Segundo as estatísticas divulgadas pela Secretaria, somente em janeiro foram registrados 3.280 autos de infração, sendo que a transgressão maior foi a de estacionar sobre passeio, total de 927 veículos, neste período. Já estacionar em local/horário de estacionamento e parada proibida por sinalização foram 481.  O estacionamento em desacordo com a regulamentação do CTB foi de 396 veículos. As irregularidades propiciaram 249 apreensões de veículos.

No período de 1º a 12 de fevereiro, a SEMOP registrou 1140 autos de infração, sendo o não uso de cinto de segurança pelos condutores. Foram 81 veículos apreendidos. Entre os dias 13 e 22 de fevereiro, período de carnaval que recebeu em torno de 800 mil pessoas, estacionar no passeio teve 235 infratores e 56 veículos estacionados ao lado/sobre o gramado ou jardim público. No total, 141 veículos passaram pelo depósito municipal em Cabo Frio, durante o carnaval.

O prefeito Alair Corrêa ressaltou a realização do trabalho de sinalização em todas as ruas de Cabo Frio, separando as vagas para idosos, deficientes e motos.

- Esses autos de infração aconteceram devido ao desrespeito dos motoristas.  Nota-se principalmente pelo estacionamento em calçadas, que teve o maior índice de multas aplicadas durante a alta temporada – disse o prefeito.

Texto: Aretuza Maia
Fotos: Ari dos Santos 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS