ENTREVISTA: JOSÉ FAUTINO JÙNIOR, SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO



O secretário José Faustino Júnior, no cargo há dois anos, é o primeiro secretário de agricultura e abastecimento do município a ter em sua formação acadêmica a produção rural. Entre as funções estabelecidas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é o órgão é responsável pela formulação e execução da política municipal de agricultura e abastecimento. Nesta entrevista, Faustino faz um balanço das ações realizadas no ano de 2014 e aponta as perspectivas para o setor em 2015.



SECOM – Qual o balanço das ações que estão sendo realizadas pela Secretaria?

Faustino Júnior – Anualmente fazemos duas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, distribuindo vacinas gratuitamente para os donos de animais. Essas campanhas são realizadas duas vezes ao ano.



Fizemos atendimento no ponto rural na questão de combate à seca, implantamos bebedouros de água para animais. Também investimos na merenda escolar, onde pegamos do produtor e enviamos para a secretaria de educação, que repassa às escolas.

Fizemos também convênio com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), órgão do Governo Federal; e projeto “Rio Rural”, que foi o convênio da secretaria de agricultura e a EMATER.



Fizemos várias feiras de adoção, onde tivemos mais de mil filhotes adotados. Aumentamos o número de veterinários, dando atendimento gratuito a quem tem animal (cachorros, gatos). Temos três veterinários no Canil Municipal no momento.



Organizamos o Mercado Municipal Sebastião Lan, que se transformou em um verdadeiro ponto de domingo para as pessoas, melhorando a venda dos nossos produtores rurais.



SECOM – O que mudou no serviço prestado à população?

Faustino Júnior – O atendimento prioritário: o produtor que vende a merenda escolar tem atendimento prioritário na questão de equipamento. Ano passado, em parceria com a EMATER, aumentamos o número de Declarações Anuais do Produtor Rural (DAP).



SECOM – Alguma novidade no serviço a ser implantada em breve?

Estamos fazendo todo trabalho de resgate da história da Fazenda Campos Novos, inclusive encontramos uma moeda rara, remonta ao Brasil Colonial. A moeda foi fabricada em 1778, no período que o Brasil era colônia portuguesa, época de D. Maria e D. Pedro III (1777-1786), com valor monetário português.



No projeto da restauração da Fazenda Campos Novos já foi feito o conserto do telhado da Fazenda. Também vamos fazer a reforma do Canil Municipal.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS