CRAS PRAIA DO SIQUEIRA RETOMA ATIVIDADES COM IDOSOS CENTRO DE REFERÊNCIA OFERECE DIVERSOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO



Todas as quintas-feiras durante a tarde, um grupo de idosas se reúne no Centro de Referência e Assistência Social Praia do Siqueira. Em uma conversa leve, sempre com orientação da psicóloga Deisiane Santos, os assuntos começam a surgir. São temas relevantes às idosas, como direitos e deveres, relacionamento como avós, mães e esposas, a sabedoria delas, combate à violência familiar e contra o idoso, entre outros.  Uma vez por mês estas quintas-feiras se transformam em interação com outros CRAS ou até mesmo passeios. Assim é desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Dona Sebastiana Cândida de Lima tem 70 anos e é usuária do CRAS há seis. Toda semana ela está presente no grupo, onde considera as companheiras como amigas.

- O mais legal do CRAS é fazer amizades com pessoas que eu não conhecia. A melhor parte para mim são os passeios, as músicas que a gente fica cantando durante a viagem eu não esqueço mais - elogiou a usuária.

Outra usuária assídua é Dona Maria Pereira Ferreira. Ela, que tem 76 anos, também frequenta a unidade há cerca de seis anos e vê o artesanato como a parte preferida.

 - Desde que vim pra cá aprendi a fazer artesanato com escamas, brincos, colares, bordado, pintura em potes. Além de ser lindo, eu adoro aprender - disse.

- Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos o usuário aprende a conviver melhor em sociedade, a gente ouve cada um deles, cada um conta a sua história e da melhor forma possível a gente tenta orientar. É essencial estreitar os laços familiares e afetivos destas pessoas e assim desenvolver bem um cidadão - explicou Maria Lucia Candeia, técnica referência do SCFV.  

Além do grupo de idosas, o CRAS Praia do Siqueira oferece diversos serviços à população. Entre os serviços estão o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, e também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trabalha com oficinas socioeducativas para todas as idades. São eles: Brinquedoteca, Onda Jovem, oficinas de balé, jazz, natação, corte e costura, silk screen e hidroginástica.

- Todas essas atividades socioeducativas são destinadas aos usuários que são acompanhados no CRAS através do PAIF. Eles recebem o atendimento da equipe técnica, que identifica as situações de vulnerabilidade social, e a partir do PAIF, são direcionados aos outros serviços - explicou a coordenadora da unidade, Lilian Pessanha.

Para iniciar o atendimento no CRAS, o usuário deve comparecer à unidade com identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, declaração escolar e o NIS – número de identificação social, adquirido através da inscrição no CadÚnico, o cadastro único dos programas sociais.

O CRAS da Praia do Siqueira atende usuários dos bairros Jardim Caiçara, Jardim Olinda I e II, Praia do Siqueira, Palmeiras e Parque Burle. A unidade fica localizada à Rua Guanabara, n° 1 - Praia do Siqueira.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Fotos: Divulgação SEMAS

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS