ALUNO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDILSON DUARTE CABO FRIO SE DESTACA NA NATAÇÃO DE ESTADO DO RIO



Aluno da rede municipal de ensino se destaca na natação do Estado do Rio

Rafael Jorge Ferreira de Freitas, 11 anos, estudante da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, obtém vitórias nas provas da FARJ e sonha com Jogos Olímpicos de 2020



Aos 11 anos, Rafael Jorge Ferreira de Freitas vem se destacando nas competições realizadas pela Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ). O aluno da Escola Municipal Professor Edilson Duarte vem brilhando no Campeonato Estadual de Natação em 2015.



De família humilde, pai aposentado e mãe dona de casa, Rafael começou a praticar o esporte aos oito anos de idade em uma academia da cidade. Atualmente treina de segunda a sexta-feira em contraturno – ou seja, em horário contrário ao horário que frequenta a escola. Por indicação de seu treinador Alexandre Assunção, que identificou o potencial do estudante, Rafael passou a competir pelo Clube de Regatas Flamengo.



Segundo Eliane Ribeiro, professora da Sala de Leitura da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, Rafael é um aluno muito dedicado e participativo em sala de aula. Em casa, estuda, pesquisa, e prepara seus trabalhos e suas atividades escolares quando chega dos treinos ou aos sábados e domingos.



Como a maioria dos atletas do nosso país, principalmente os iniciantes, Rafael depende com o famoso “paitrocínio”, pois é a família que investe em seu talento, deslocando-se para os locais de competições por conta própria e assumindo todos os custos, afirma Eliane Ribeiro.



Rafael tem uma irmã de nove anos que é autista e que também pratica o esporte, sendo motivo de orgulho e exemplo para todos os pequenos nadadores em Cabo Frio, bem como para seus amigos da escola.



Quanto aos momentos de laser o aluno afirma que às vezes, aos finais de semana, utiliza o computador para acessar as redes sociais. Mas o divertido mesmo é nadar!



– Meu pai (Rubens Lopes de Freitas) sempre diz que natação não dá futuro, principalmente aqui no Brasil. O que dá futuro é o estudo. Ele diz que eu tenho que ser bom em natação, mas preciso focar nos estudos e ser bom aluno – ressalta Rafael Jorge.



Pelos resultados obtidos nas competições, que são sempre comparativos com outros adolescentes de sua faixa etária, Rafael foi indicado pela FARJ no ranking dos atletas, como um possível candidato para compor a seleção brasileira de natação que participará das Olimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão.



– Meu grande sonho é continuar treinando para melhorar ainda mais meu desempenho e participar das Olimpíadas de 2020, representando o Brasil – disse Rafael Jorge Ferreira de Freitas.



Texto: Janaina Silva | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Fotos: Divulgação | SEME

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS