AGENTES COMUNITÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL



Curso é oferecido por meio de um convênio da Prefeitura com o Ministério da Saúde

Começou nesta semana um curso de formação em saúde mental, promovido pelo Ministério da Saúde, para os agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nos ESFs - Estratégia de Saúde da Família em Cabo Frio. Oferecido pelo projeto "Caminhos do Cuidado", uma iniciativa do Ministério da Saúde, o curso chega a Cabo Frio através de uma parceria realizada com a Prefeitura.

Segundo a coordenadora dos ESFs, Jorgete Maria Rego Lima, o objetivo é contribuir para a formação de trabalhadores que atuam na atenção básica, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas.

– O curso contribui para a mudança do cuidado ao usuário, especialmente, em um tema tão complexo, despertando um novo olhar para o outro – disse Jorgete Lima.

Por meio do debate e troca de ideias, os participantes são estimulados a entender o cuidado em saúde mental conforme as especificidades de cada território e a buscar na rede de atenção psicossocial à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas, ressaltou a capacitação dos agentes comunitários de saúde como uma forma de aproximar e qualificar o serviço ofertado à população.

- Com isso, estamos contribuindo para a qualificação da saúde que, com certeza, passa pela atenção básica e pelo trabalho de cada um – concluiu.

A ação se insere no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas "Crack, é Possível Vencer", sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.
Fotos: Til Santos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS