SECRETÁRIA DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGA DE CABO FRIO DRª CRIS MANSUR, SE REÚNE COM O SECRETÁRIO NACIONAL DE POLÍTICA SOBRE DROGAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA




SEPRED se reúne com o secretário de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça

A secretária Cris Mansur participa de reunião em Brasília para discutir uma estratégia para a construção de uma agenda de combate ao abuso de drogas

O consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos de nossos tempos, exigindo que o governo e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem. Nesta terça-feira (27/1), a secretária de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio, Cris Mansur, viaja a Brasília para uma reunião com o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), Vitore Maximiniano. Na pauta do encontro, a discussão de estratégias de governo para a construção de uma agenda de combate ao abuso de drogas.

Segundo Cris Mansur, a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), definida pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), em 2005, prevê responsabilidade compartilhada entre União, estados, municípios e a sociedade brasileira. A União tem por dever, por meio do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), articular, integrar, organizar e coordenar as políticas de prevenção, atenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de substâncias psicoativas. Estados e municípios são os executores dessas políticas.

– O governo federal possui o programa "Crack, É Possível Vencer", estruturado em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Todas as ações do programa envolvem a pactuação com estados e municípios. Nossa ida a Brasília é exatamente para verificar como podemos incluir o município de Cabo Frio neste programa – explica Cris Mansur.

As estratégias de prevenção estão voltadas fundamentalmente ao contexto familiar, escolar e comunitário, com disseminação contínua de informações e orientações sobre o uso de drogas. As ações de prevenção envolvem, com total apoio das universidades públicas, a capacitação de diferentes profissionais, gestores e lideranças que trabalham diretamente com as políticas sobre drogas.

– Muitas famílias desconhecem os efeitos das drogas lícitas e ilícitas, bem como de que maneira tratar do tema com seus filhos e onde procurar ajuda, quando necessária. Por isso estamos preocupados em aumentar as ações promovidas pela SEPRED. Além do trabalho que já fazemos no Centro de Reabilitação, do cuidado com os internos, do trabalho de reinserção social e o acompanhamento ambulatorial com psicólogos, tanto para dependentes quanto para familiares, também queremos começar a trabalhar com prevenção.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. 


Foto: Fabio Pereira.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS