PEZÃO ESTUDA SOCORRO A MUNICÍPIOS QUE PERDERÃO RECEITA COM ROYALTIES DEVIDO A QUEDA DO VALOR DO PETRÓLEO



Governo do Rio, Luiz Fernando Pezão atua um plano para ajudar municípios que perderão parte de sua arrecadação por causa da queda do preço do barril do petróleo; o gestor não quis antecipar que tipo de ação está sendo planejada, mas afirmou que a proposta será levada ao ministro da fazenda, Joaquim Levy, em abril ou maio; o chefe do Executivo fluminense estimou que cidades maiores, como Campos, podem perder 30% da arrecadação, mas que, em alguns casos, a queda chega a 65%.

Fonte: Agência Brasil.
Foto: Álvaro Neves

O governo do estado do Rio de Janeiro está estudando um plano para ajudar municípios que perderão parte de sua arrecadação por causa da queda do preço do barril do petróleo. O governador, Luiz Fernando Pezão, não quis antecipar que tipo de ação está sendo planejada, mas afirmou que a proposta será levada ao ministro da fazenda, Joaquim Levy, em abril ou maio.

Pezão estimou que cidades maiores, como Campos, podem perder 30% da arrecadação, mas que, em alguns casos, a queda chega a 65%. A pedido da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Pezão está conversando pessoalmente ou por telefone com cada prefeito para alertar sobre a situação.


Técnicos da Secretaria Estadual de Fazenda estão sendo oferecidos às cidades para ajudar no planejamento de como reagir à redução de recursos, que também deve atingir a receita estadual. Segundo o governador, o Rio deve perder entre R$ 2,2 bilhões e R$ 2,6 bilhões de receita com royalties neste ano, dependendo de qual será o comportamento do preço do petróleo. Já o total que deixará de entrar no caixa dos municípios não foi informado.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS