PREFEITURA DE CABO FRIO TRANSPORTA CERCA DE 250 PACIENTES ´POR SEMANA PARA TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO

   Foto; Prefeito da cidade de Cabo Frio Alair Corrêa vistoriando os coletivos de propriedade do município a serviço da população.


Tratamento Fora de Domicílio (TFD), implantado em 1999 e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, coordena as ações de oito veículos para atender a demanda

A Prefeitura de Cabo Frio transporta semanalmente cerca de 250 pacientes que fazem tratamento em outras cidades. Para o transporte são utilizados, todos os dias, dois ônibus, um micro-ônibus, três vans e dois carros para pacientes com mobilidade reduzida. Os veículos são confortáveis, com ar condicionado e ótima estrutura. Os principais destinos são Rio de Janeiro, Niterói, Paraíba do Sul e Natividade.

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), programa de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, foi instituído pela portaria SAS n° 55/1999, e é responsável pelo encaminhamento de pacientes portadores de doenças não tratáveis em seu município de origem a outras cidades que realizem o tratamento necessário. O setor faz o agendamento de consultas, exames e cirurgias em unidades de saúde conveniadas ao Governo do Estado, além de disponibilizar o transporte e, quando necessário, a hospedagem para o paciente e acompanhante.

Os pacientes chegam ao TFD encaminhados pelo médico que fez o diagnóstico inicial. A partir do momento em que é diagnosticado um tratamento que não é disponibilizado na cidade, o médico já encaminha para o TFD, para que, deste setor, o paciente seja direcionado à unidade e ao tratamento do qual ele necessita.

Entre os serviços mais procurados estão as cirurgias oftalmológicas, para pacientes com indicações de cirurgia de catarata, glaucoma e problemas de retina, que são encaminhados para Niterói. 

– A nossa maior demanda é para cirurgias oftalmológicas. Os pacientes são levados ao Hospital de Olhos Santa Beatriz onde fazem exames, tratamento e passam por cirurgia. Os ônibus saem diariamente: segundas, quartas e sextas são dois ônibus; nas terças e quintas é um ônibus por dia – explicou a supervisora do setor, Gracimar Pereira Lobo.

Alguns pacientes também são encaminhados para Natividade, quando necessitam de prótese auditiva. O TFD faz o agendamento dessas consultas que variam entre implantação da prótese, manutenção, ou substituição da mesma. Para este serviço, a prefeitura também disponibiliza transporte para cerca de 20 pessoas todos os meses.

Para os pacientes com indicação de cirurgias ortopédicas, o principal destino é o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, localizado na cidade de Paraíba do Sul. Como a demanda para esse tipo de cirurgia é muito grande, o paciente entra numa fila de espera, e assim que chega a vez, é comunicado pelo TFD.

Nos casos em que o paciente é submetido à radioterapia, a prefeitura também custeia a hospedagem dessa pessoa e do acompanhante. O tratamento é feito de segunda à sexta-feira, no Rio de Janeiro, e por isso, o paciente fica hospedado na cidade durante todo o tempo do tratamento.

Os pacientes portadores de doenças crônicas que fazem o Tratamento fora de domicílio também têm direito ao passe especial do RioCard. As pessoas devem procurar a Fundação Leão XIII, que fica localizada à Rua Professora Ismar Gomes de Azevedo, n° 13, no Centro, atrás do Colégio Estadual Miguel Couto. Os documentos necessários são: documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de residência ou declaração de que reside naquele endereço; e uma foto 3x4. Para menores de idade, devem ser anexadas cópias do documento de identidade e CPF do responsável.


Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.
Foto: Álvaro Neves. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS