MORADORES E TURISTAS DE CABO FRIO RECLAMAM DO CAOS TELEFÔNICO NO ÚLTIMO DIA DO ANO
Fonte: Jornal do Brasil
Quem resolveu curtir a passagem de ano na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, pode ter passado um sufoco para desejar feliz ano novo para quem estava longe. Moradores de Cabo Frio relataram diversos problemas com aparelhos de telefone celular que vão desde falhas no 3G até a impossibilidade de receber e fazer ligações.
Um deles foi o empresário Marcelo Velloso, que relatou que não conseguiu ligar para o filho que mora em São Paulo e nem para a filha e o genro, que estão no Rio de Janeiro, para desejar ano novo. “O problema é recorrente, acontece todos os anos, principalmente nesta época do ano. As operadoras deveriam se preparar melhor para o movimento na região”, reclama o empresário, que usa o serviço da operadora Claro.
Um deles foi o empresário Marcelo Velloso, que relatou que não conseguiu ligar para o filho que mora em São Paulo e nem para a filha e o genro, que estão no Rio de Janeiro, para desejar ano novo. “O problema é recorrente, acontece todos os anos, principalmente nesta época do ano. As operadoras deveriam se preparar melhor para o movimento na região”, reclama o empresário, que usa o serviço da operadora Claro.
Assim como Marcelo, Alexandra Oliveira, que é jornalista,
também enfrentou dificuldades. Segundo ela, desde a manhã do dia 31 que o
celular parou de funcionar. “Às 8h ainda tinha algum sinal no celular e do 3G,
mas depois disso só consegui usar mesmo o residencial. Tenho dois aparelhos e
nenhum dos dois completava a ligação”, lamentou Alexandra.
De acordo com os moradores de Cabo Frio, o problema é constante
nos períodos do ano onde a concentração de pessoas é maior. Cabo Frio é uma
cidade litorânea famosa por atrair turistas na época dos feriados,
principalmente, durante o carnaval e ano novo. E é justamente nesse período que
o serviço das operadoras de telefonia celular acaba oscilando.
A professora aposentada Regina Barbosa tentou falar com a
família durante a manhã e a tarde do último dia do ano para desejar boas
festas, mas, infelizmente, não conseguiu. “Foi impossível usar o celular. Só
consegui usar o telefone de casa mesmo”, lamentou.
Cabo Frio é um local onde o turismo é grande nessa época do
ano. A cidade tem mais de 200 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística e, de acordo com a Secretária de Turismo de Cabo Frio,
no réveillon do ano passado a cidade chegou a receber quase um milhão de
pessoas. Com esse aumento repentino de pessoas em um local, é normal que as
redes acabem sobrecarregadas.
No entanto, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), as empresas de telefonia seguem regras de qualidade que devem ser
cumpridas. Em uma região onde existe um grande deslocamento de pessoas em
certas épocas do ano, as operadoras devem ter planos para sanar possíveis
problemas e seguir com a regulamentação, caso contrário, devem pagar multas que
podem chegar a R$ 50 milhões.
Ainda, segundo a assessoria, uma das recomendações da Anatel
é que os usuários, que se sintam lesados, entrem em contato com as operadoras e
façam reclamações sobre os problemas mais frequentes. Isso acaba gerando um
banco de dados do qual a Anatel tira informações sobre o serviço das operadoras
e quais seguem a regulamentação ou não. Caso o problema não se resolva, é
aconselhável que o usuário da operadora entre em contato com a Anatel pelo
portal do consumidor.
Resposta das operadoras
A equipe de reportagem do Jornal do Brasil entrou em contato
com as principais operadoras que prestam serviço na região dos lagos. São elas:
Tim, Claro, Vivo e Oi.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Vivo, quando
questionada sobre os problemas na região e as possíveis medidas para resolver a
situação, respondeu: "A Telefônica Vivo informa que monitora e investe
constantemente em sua rede no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de
oferecer a melhor qualidade de sinal e garantir a satisfação de seus clientes.
Para as celebrações de fim de ano, quando há uma intensificação do uso da rede,
a operadora preparou um atendimento diferenciado contando com equipes técnicas
extras de plantão para as intervenções que forem necessárias".
Em resposta ao JB, a assessoria da Tim destacou que em datas
como réveillon e carnaval as operadoras de telefonia costumam fazer um reforço
nas redes. A assessoria informou ainda que as falhas seriam pontuais e que a
empresa instalou antenas móveis em diversas áreas do Rio e em outros estados
que costuma receber turistas. Além disso, a assessoria informou que não houve
registro de rompimento de fibra, queda de antena ou qualquer outro acidente e
que os possíveis problemas seriam causados pelo grande volume de tráfego de voz
e dados. Abaixo, a nota na íntegra:
"A TIM, mais uma vez, implementou ações de reforço de
sinal em locais de grande concentração de público com foco nas festas de fim de
ano, aumentando a capacidade da rede 3G por meio de sites já instalados e em
mais de 100% o número de ERBs móveis (Estações Rádio Base – antenas) em todo o
Brasil, incluindo a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e áreas como
Copacabana, Ipanema e Flamengo.
Para garantir a qualidade do serviço prestado ao
cliente, a TIM realiza o monitoramento da rede 24 horas por dia. E todo esse
trabalho pode ser verificado no site Portas Abertas
(www.tim.com.br/portasabertas), que permite aos consumidores acompanhar a
evolução da infraestrutura da empresa e as ações de melhoria realizadas, em
linha com o compromisso da companhia com a transparência do seu negócio e do
relacionamento com os clientes".
A Claro respondeu em nota: “Com a chegada das férias
de verão e as festas de final de ano, o tráfego de voz e dados em regiões
turísticas cresce mais de 5 vezes durante o período.
Para garantir o funcionamento com qualidade dos serviços aos
seus clientes, a Claro reforçou toda a sua estrutura de redes para prevenir
gargalos sazonais, como os que ocorrem ao longo do verão. Por conta disso, as
equipes de monitoramento são reforçadas para estarem prontas para remanejamento
de rotas e outras ações nos casos de eventuais congestionamentos de rede.
A operadora contabilizou um crescimento de 40% de ampliação
na rede 3G, durante 2014. Até o final do verão 2015, o incremento terá sido de
50%.”
Resposta da Oi
A Oi enviou a seguinte nota:
Para atender ao crescimento do tráfego de voz e de dados nas
linhas móveis durante as comemorações do Réveillon, a Oi amplia todos os anos a
capacidade das antenas de celular no Rio de Janeiro e em diversos pontos de
todo o país. Além disso, a companhia reforça a cobertura com a ativação
temporária de novas estações rádios-base móveis, nos principais locais de
concentração de público.
Entre janeiro e setembro de 2014, a Oi investiu cerca de R$ 4
bilhões no Brasil. Cerca de 80% desse valor foram investidos
na manutenção e na ampliação da rede; na expansão da cobertura de banda
larga fixa e de telefonia móvel em todas as regiões; e na elevação das
velocidades oferecidas de banda larga. Os investimentos em telefonia móvel
visam a aumentar e reforçar, também, a capacidade para tráfego de dados 3G e
4G, com a implantação de novas antenas em todo o país, que permitirão a
melhoria de qualidade em áreas já cobertas e a inclusão de novos municípios.
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