LEIA A ENTREVISTA COMPLETA DO SECRETÁRIO DE GOVERNO DIRLEI PEREIRA

 Exibindo 14.01 - DSC_0941 Dirlei Bx Ft Ari dos Santos.jpg


“Somos meros gestores do dinheiro do povo, temos que nos colocar nesta função. O foco do governo será esse: emprego, riqueza, renda”.

Bacharel em Direito, o cabofriense Dirlei Pereira tem carreira política consolidada no município e ocupa o cargo como secretário de Governo. Esteve como titular da Secretaria de Saúde até o final de julho de 2014. Em uma sequência do trabalho, ficou nove meses na chefia de gabinete do prefeito Alair Corrêa. Nesta entrevista, Dirlei faz um balanço das ações realizadas no governo municipal nestes dois anos e aponta os rumos para 2015.

SECOM – Qual o balanço das ações da Secretaria em 2014?

Dirlei Pereira – Guardadas as devidas proporções, eu retomei aqui na Secretaria de Governo as funções que eu exercia na chefia de gabinete, agora acumuladas também com a coordenação relacionada às demais secretarias. Basicamente, o papel da Secretaria de Governo é interagir com a sociedade civil organizada, é fazer com que a imagem do governo seja levada à população, às associações de moradores… levar o que se realiza, ouvir a opinião desses organismos e, na medida do possível, passar para o prefeito para que essas reivindicações de forma organizada feitas pela população se tornem realidade. É esse, enfim, o papel que eu venho fazendo como secretário de Governo ao retornar aqui nos últimos 45 dias. Estou recomeçando, retomando, temos mais dois anos para fazer muita coisa boa e grande pela nossa cidade.

SECOM – O que mudou no serviço prestado à população?

Dirlei Pereira – A interação com a sociedade, com os formadores de opinião, a mídias, as associações mais distintas é fazer com que o governo esteja mais próximo da sociedade. Fazer com que a população veja a máquina administrativa como servidores, que na essência já somos. O servidor é servo. Colocamos-nos como senhores, os donos das decisões e na verdade deve ser o inverso: nós somos meros gestores do dinheiro do povo, temos que nos colocar nesta função de gestores. Em suma, é esse o papel que quero exercer na imagem do governo, para que a população nos veja dessa forma.

SECOM – Como a secretaria se preparou para a alta temporada?

Dirlei Pereira – A Secretaria de Governo interage com as outras secretarias. O que a Secretaria de Governo vai fazer para alta temporada é interagir com as outras, junto com, por exemplo, a Defesa Civil, junto à Guarda Marítima, os "azuizinhos" guardadores do trânsito, a Secretaria de Ordem Pública, para fazer com que o pensamento do prefeito, que deve ser o pensamento do governo como um todo, que essas atitudes tenham repercussão junto às outras secretarias.

SECOM – O objetivo é integrar as ações?

Dirlei Pereira – Sim. O que a Secretaria de Governo fatalmente fará é exatamente trabalhar para que haja uma relação mais estreita entre as demais secretarias, para que todas possam atuar de forma conjunta. O governo tem que ser feito e exercido dessa forma, como uma família. Se for feito de outra forma, vai virar um caos e a opinião pública está aí para nos julgar. Tem que ter uma intimidade maior na relação de todos os secretários de uma forma conjunta, não isolada, para beneficiar a população e os turistas (passando de 200 mil pessoas para 1 milhão ou mais). A qualidade do serviço tem que ser assegurada e só será na medida em que todos nós, que somos secretários, tenhamos esse compromisso de servir a população como um todo.


SECOM – Alguma novidade no serviço a ser implantada em breve?

Dirlei Pereira – O prefeito está trabalhando em uma reforma administrativa, onde alguns setores possam ser unificados. Exemplo, a Defesa Civil, a Guarda Marítima e outras setores que cujo fim sejam basicamente o mesmo, que esses órgãos interajam diretamente entre si. Alguns órgãos estejam vinculados a algumas secretarias, exemplo: algumas áreas deverão estar vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. Outro órgão, Secretaria de Fundiárias; a Guarda Marítima e a Defesa Civil estejam mais próximas à Secretaria de Governo. Assim a população poderá ter de uma forma mais imediata e rápida a resposta das atitudes do governo como um todo.

SECOM – Qual a perspectiva do setor para 2015?

Dirlei Pereira – A Secretaria de Planejamento já está em fase de elaboração do conselho que analisará todos os grandes projetos empresariais e de edificação que vão se estabelecer no município. Tudo passará a ser debatido nesse conselho, que está em fase final de formação e vai exercer um papel importantíssimo na cidade.

Temos um projeto de uma grande marina, que vai ser a maior marina do país, instalada próximo aos bairros do Peró e da Ogiva. Temos grandes perspectivas para Cabo Frio, projetos esses que vão gerar muitas riquezas, muitos empregos e que vão trazer dinheiro novo para cidade. O foco do governo será esse: emprego, riqueza, renda. Esse é o rumo que o prefeito tem estabelecido e nós, como membros do governo, estamos perseguindo.

Entrevista: Marianne Rodrigues
Foto: Ari dos Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS