HOSPITAL DAS CRIANÇAS DE CABO FRIO AUMENTA EM QUASE 20% O NÚMERO DE CONSULTA REALIZADAS





 Ambulatório registrou quase 11 mil atendimentos em 2014

O Hospital Municipal da Criança acaba de divulgar um resumo das atividades da unidade em 2014. Foram contabilizados todos os registros de atendimento no ambulatório, internações hospitalares, cirurgias e coleta de sangue, que também acontece na unidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, o número de consultas realizadas no hospital foi quase 20% maior do que o registrado no ano anterior. Em 2014, entre todas as especialidades médicas, foram feitos 10.706 atendimentos. Em 2013, primeiro ano da gestão do governo Alair Corrêa, o número de atendimentos já havia superado todas as expectativas, quando foram realizadas 8.892 consultas na unidade de saúde, contra 5.072 feitas em 2012.

– Esse resultado é reflexo do nosso esforço em oferecer um serviço completo e de qualidade para as nossas crianças. Em 2013 conseguimos expandir o nosso quadro de profissionais, aumentando o número de vagas no ambulatório do hospital. Incluímos especialidades como dermatologista, reumatologista e alergista, que era uma reivindicação antiga da população. Agora estamos procurando melhorar cada vez mais o atendimento – disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, o médico Carlos Ernesto Dornellas.

E não foram só essas as novidades implantadas na unidade de saúde até agora. Na gestão do prefeito Alair Corrêa, o Hospital da Criança ganhou sala de vacinas, lactário e serviço de imagem, o que proporcionou um grande avanço para o hospital, já que as crianças internadas tinham que ser transportadas para outras unidades para a realização de exames. O lactário foi outra importante conquista, permitindo que a unidade tivesse um local específico destinado ao preparo, esterilização e distribuição de preparações lácteas.

O aprimoramento dos serviços também chegou à área cirúrgica. Em 2014, foram realizadas 212 cirurgias, enquanto que no ano anterior o total foi de 196 intervenções. Os números estão em uma crescente. Em 2012 foram feitas 160 cirurgias no Hospital da Criança. Segundo a diretora da unidade, Drª. Dair Mara Medeiros,  a coleta de sangue foi outro serviço que recebeu atenção especial no ano passado, registrando aumento de mais de 60%.

 – Também aprimoramos o atendimento na coleta de sangue, aumentando o número de profissionais e realizando o serviço todos os dias pela manhã – disse.

O Hospital da Criança conta com 30 leitos individuais, além de atendimento ambulatorial em diversas especialidades: neurologia infantil, neuropediatria, pneumopediatria, puericultura (consulta de rotina de 0 a 1 ano), hebiatria (medicina do adolescente), nutrição infantil, anemia falciforme, fisioterapia, reumatologia infantil, dermatologia infantil, otorrino, endocrinopediatra e ambulatório de cirurgia infantil. O hospital também passou a confeccionar o cartão do SUS, uma brinquedoteca, e em parceria com a secretaria municipal de Educação, oferece a “classe hospitalar” para que as crianças não percam os conteúdos durante a internação. O agendamento das consultas é feito no próprio Hospital Municipal da Criança, que fica localizado à Avenida Adolfo Beranger Junior, n° 3626, bairro Guarani. Os responsáveis devem levar o prontuário unificado da criança.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.


Fotos: Til Santos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS