CULTURA - VAMOS CONHECER O FORTE SÃO MATEUS, SEUS SEGREDOS E ENCANTOS



O forte que batiza a praia mais conhecida de Cabo Frio é o mais antigo monumento da Região dos Lagos

A construção que dá nome à principal praia de Cabo Frio - Praia do Forte - descortina uma das mais bonitas vistas da região, encantando moradores e turistas da cidade. O Forte São Mateus foi construído no século XVII pelos portugueses, para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses e possui histórias pontilhadas de segredos.

Desta época de conflitos, ainda restam os canhões utilizados nas batalhas, que protegiam os portugueses das invasões de espanhóis e holandeses, que mesmo após as restaurações que o Forte sofreu, ainda continuam voltados para o mar, em eterna defesa da cidade.

Erguido em 1620, da construção aprecia-se toda a orla, o Canal e da Ilha do Japonês, outros pontos históricos de Cabo Frio. O Forte São Mateus é parte do patrimônio histórico nacional e compõe junto com a Praia do Forte um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil.

Mônica Ávila, moradora de Minas Gerais, está passando as férias na cidade e já foi conhecer o ponto turístico.

– As pedras e canhões do lugar dão um efeito de que estamos vivendo na época da invasão, foi tudo preservado. Um local bonito, cercado pelo mar, encanta com seu lindo visual – afirma a turista.

Erguido por ordens de Felipe II de Espanha, o Forte São Mateus cumpria um objetivo militar. Foi construído em pedra e argamassa, utilizando cal e óleo de baleia e exibe uma arquitetura em linhas retas, formando cortinas interrompidas por baluarte de formas simples.

Com conhecimento nos pontos turísticos da cidade, Aldenir Soares, superintendente da Secretaria de Turismo conta que os turistas querem conhecer os segredos por trás dos monumentos históricos.

– Muitas famílias vêm a Cabo Frio para desfrutar de nossas belezas naturais e tem a oportunidade de conhecer também nossa história – declara Aldenir.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a casa onde os soldados viviam encontra-se nos recintos do forte e hoje serve de espaço para exposições de artesanato e quadros de artistas da região. Durante a noite, o monumento é especialmente iluminado e sua luz reflete nas águas da praia. Um espetáculo digno de admiração.

Texto: Marianne Rodrigues.

Fotos: Divulgação | SECTUR.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS