UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA ENTREGA PRESENTES RESTAURADO NO OFICINA DE RECICLAGEM DE BRINQUEDO




Maxuel, 7 anos, quer ser bombeiro quando crescer. O sonho ganhou mais força quando recebeu das mãos do Papai Noel seu presente – um caminhão de bombeiro e muitos bonequinhos. Sthephanye, 7, queria muito uma Barbie e agora já pode brincar com sua nova boneca. Cristian, 8, ganhou um Max Still; Juliana, um bebezão, mas ficou feliz mesmo foi com a festa; e Flavinho, 6, estava realizado só por chegar tão perto do Bom Velhinho. Estas são algumas das crianças da comunidade do Alecrim, em São Pedro da Aldeia, que receberam a visita do Papai Noel no último sábado, dia 13.

Papai Noel e seus ajudantes estiveram na Escola Municipal Vidal de Negreiros, onde receberam crianças e adolescentes para a entrega dos presentes restaurados na Oficina de Reciclagem de Brinquedos - 

Os Ajudantes de Papai Noel, realizada no laboratório da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio. Para a diretora da escola, Carmem Lúcia Motta, o resultado da ação podia ser medido pelo sorriso estampado no rosto de cada criança. Ela conta que a escola, que atende cerca de 500 alunos do pré ao nono ano do ensino fundamental, localiza-se numa região muito desassistida e toda ajuda faz diferença na vida dos alunos, ainda mais se o motivo é festivo. A professora do segundo ano, Vivian de Souza, concorda. “É muito gratificante viver com eles um momento assim. Sabemos que muitas crianças jamais teriam condições de ganhar um presente de suas famílias”, observa.

Todas as crianças saíram com um presente, composto de brinquedo e um livro ou gibi. Os brinquedos excedentes serão entregues no abrigo municipal de Cabo Frio nos próximos dias e às crianças hospitalizadas na véspera do Natal.

Voluntários

Com a sensação de dever cumprida, a professora Cláudia Oliveira, que coordena a oficina e se dedicou nos últimos meses à limpeza e restauração de sacos de brinquedos doados, lembra que independente da vida que as crianças levam, o momento da entrega dos presentes deve ser de paz e alegria. “Nossa missão é levar alegria, nem que seja por alguns instantes”, ressalta.

E foi esta disposição que tirou um grupo de alunas do curso de Enfermagem muito cedo da cama. Às cinco da manhã, já estavam de pé, se preparando para tomar pelo menos dois ônibus para chegar até a escola. De Saquarema à Arraial do Cabo, as meninas se mobilizaram para este dia que marcou suas vidas. Emocionado também estava o colega Victor Fischer, que fez sua estreia como Papai Noel. Depois de um plantão de 12 horas dentro de um hospital, disse que recuperou a energia com os abraços e sorrisos recebidos.

Laura Oliveira, hoje com 12 anos, brinca que está envolvida com a Oficina de Reciclagem de Brinquedos desde quando estava na barriga da mãe. Filha da professora Cláudia, segue os passos da mãe com a mesma determinação, simplesmente porque gosta de servir ao próximo. “Estou feliz e me sinto muito bem por estar aqui”, disse.

Retrospectiva

As atividades da Oficina de Reciclagem de Brinquedos fazem parte das ações de responsabilidade social da UVA desde 2006 e já contemplaram mais de 5,8 mil crianças e adolescentes dos municípios da Região dos Lagos. O embrião do projeto nasceu da inquietação de um grupo de estudantes de Biologia, em 1990, ao perceberem o tempo que os objetos plásticos levavam para se decompor na natureza e estarem presentes na maioria dos brinquedos que, após quebrados, eram descartados.

***

Att,


Andréa Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS