UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIRA - EXERCÍCIO PRÁTICO ENCERRA TREINAMENTO EM PRIMEIRO ATENDIMENTO



Desafio será dar atendimento inicial para uma vítima de trauma e conduzi-la pelas escadas até o socorro especializado

O curso de primeiros socorros voltado aos funcionários da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, chega ao fim nesta quarta-feira, 17, com um exercício prático que abrangerá o conteúdo das aulas anteriores e um novo desafio: descer as escadas com uma suposta vítima de trauma, imobilizada, até o pátio, onde será entregue ao socorro especializado. O treinamento ocorrerá das 14h às 16h, no laboratório de Enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro Hélio Seabra.

O professor Hélio, que também é capitão do Corpo de Bombeiros, explica que as pessoas quando recebem treinamento realizam o atendimento inicial em menor tempo e com um índice de acerto muito maior, aumentando a chance de minimizar as possíveis sequelas e até mesmo a evolução para o óbito. “Em emergência, todos os atendimentos seguem protocolos internacionais, que apresentam medidas básicas importantes para a manutenção da vida. Com o treinamento, possibilitamos que seja criado um fluxo organizado para as situações emergenciais.

Durante o curso, assuntos como queda, desmaio súbito, hemorragia e crises, entre elas, convulsiva, glicêmica e alterações da pressão arterial, foram abordados. O curso foi marcado por exercícios, com a utilização de bonecos e voluntários, permitindo a prática de técnicas de imobilização, de retirada de capacete e torniquete, além de itens básicos para um socorrista, como a verificação dos sinais vitais e aferição de pressão.

“Iniciativa e coragem são fundamentais para um socorrista”, lembra o professor, citando que ao assumir a responsabilidade do atendimento inicial, deve se posicionar como líder e transmitir segurança, pois os primeiros cinco minutos são decisivos para a estabilização da vítima.

Prevenção
O curso é uma iniciativa da Cipa, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e faz parte da proposta de implantar uma cultura de percepção de riscos, com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança de toda a comunidade acadêmica. O treinamento dos funcionários soma-se aos sistemas de prevenção de incêndio e pânico já instalados.

Att,


Texto e foto: Andréa Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação. 

Edição da foto: Alvaro Neves. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS