UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIRA - EXERCÍCIO PRÁTICO ENCERRA TREINAMENTO EM PRIMEIRO ATENDIMENTO
Desafio será dar atendimento inicial para uma vítima de
trauma e conduzi-la pelas escadas até o socorro especializado
O curso de primeiros socorros voltado aos funcionários da
Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, chega ao fim nesta
quarta-feira, 17, com um exercício prático que abrangerá o conteúdo das aulas
anteriores e um novo desafio: descer as escadas com uma suposta vítima de
trauma, imobilizada, até o pátio, onde será entregue ao socorro especializado.
O treinamento ocorrerá das 14h às 16h, no laboratório de Enfermagem, sob a
supervisão do enfermeiro Hélio Seabra.
O professor Hélio, que também é capitão do Corpo de
Bombeiros, explica que as pessoas quando recebem treinamento realizam o
atendimento inicial em menor tempo e com um índice de acerto muito maior,
aumentando a chance de minimizar as possíveis sequelas e até mesmo a evolução
para o óbito. “Em emergência, todos os atendimentos seguem protocolos
internacionais, que apresentam medidas básicas importantes para a manutenção da
vida. Com o treinamento, possibilitamos que seja criado um fluxo organizado
para as situações emergenciais.
Durante o curso, assuntos como queda, desmaio súbito,
hemorragia e crises, entre elas, convulsiva, glicêmica e alterações da pressão
arterial, foram abordados. O curso foi marcado por exercícios, com a utilização
de bonecos e voluntários, permitindo a prática de técnicas de imobilização, de
retirada de capacete e torniquete, além de itens básicos para um socorrista,
como a verificação dos sinais vitais e aferição de pressão.
“Iniciativa e coragem são fundamentais para um socorrista”,
lembra o professor, citando que ao assumir a responsabilidade do atendimento
inicial, deve se posicionar como líder e transmitir segurança, pois os
primeiros cinco minutos são decisivos para a estabilização da vítima.
Prevenção
O curso é uma iniciativa da Cipa, Comissão Interna de Prevenção
de Acidentes, e faz parte da proposta de implantar uma cultura de percepção de
riscos, com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança de toda a comunidade
acadêmica. O treinamento dos funcionários soma-se aos sistemas de prevenção de
incêndio e pânico já instalados.
Att,
Texto e foto: Andréa
Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação.
Edição da foto: Alvaro Neves.
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação.
Edição da foto: Alvaro Neves.
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