ALUNO DE REDE MUNICIPAL DE CABO FRIO TEM HISTÓRIA PUBLICADA EM LIVRO



Obra que reúne 30 contos de crianças de todo o Brasil, "Criadores de Começos: Contos das crianças" tem texto de aluna da Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida

Mais uma vez, a Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida é selecionada no concurso cultural de produção de histórias para compor a coletânea Criadores de Começos - Conto das Crianças”. A história escolhida foi "O Príncipe Serpente e a Princesa"escrita pela aluna Amanda Cardoso Macedo, de 12 anos, com a orientação da professora Nathalia Caroline e da supervisora Maria Cristina Chagas. Nesta quinta-feira (11/12), a aluna, que está no 4º ano do ensino fundamental, a professora e a diretora da escola participaram do evento de encerramento do Estado do Rio de Janeiro, na sede da Ampla, em São Gonçalo.

A ação é parte do projeto "Criadores de Começos" do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério de Cultura em parceria com as secretarias de Educação do país. Neste ano, Cabo Frio mobilizou 37 unidades escolares.

Os projetos já acontecem desde 2011 com o objetivo de contribuir na qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas. Todo ano é escolhido um tema diferente, eleitos os contos dos alunos e, no final de cada ano as histórias selecionadas são publicadas em livro. É uma iniciativa que conta com a participação de 19 municípios de cinco estados brasileiros: Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Este ano, a equipe do Programa Endesa Brasil recebeu cerca de 2,5 mil trabalhos para selecionar apenas 30 histórias finalistas que farão parte da coletânea que será distribuída para as escolas e bibliotecas de todo o país. Durante o evento de premiação, a Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida estará concorrendo a prêmios. Na ocasião será selecionado um conto, dentre os 30, para ser o grande vencedor. A mesma cerimônia de premiação, com escolha das melhores histórias, também ocorrerá em outros três Estados: Rio Grande do Sul, Goiás e Ceará. Os quatro contos escolhidos em cada Estado serão premiados: os alunos autores das histórias vencedoras ganharão um leitor de livros digitais (e-reader); seus professores um tablet; e as escolas receberão uma filmadora digital.

Em 2013 o projeto apresentou o tema "BÚ! Histórias de Medo e Coragem" e duas histórias produzidas por alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio foram selecionadas: "A Flor do Cemitério", das alunas Cassiane da Silva e Vivian Lara, do 5º ano da Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida; e "O Bebê Amaldiçoado", das alunas Brenda Medeiros e Luana Ferreira do 4º ano da Escola Municipal Professor Zélio Jotha.


Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS