AÇÕES SOCIAIS - PREFEITURA DE CABO FRIO REALIZA AÇÃO SOCIAL NO DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS




A campanha deste ano tem como slogan "É possível tratar, até o preconceito"
           
Em alusão ao Dia mundial de Luta contra a AIDS, 1 de dezembro, a Prefeitura de Cabo Frio promove nesta segunda-feira, na Praça Porto Rocha, no Centro, uma programação especial.  Com organização da Secretaria Municipal de Saúde, o evento tem como objetivo prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários.

Durante a ação, serão distribuídos laços vermelhos e kits com camisa e ecobag, contendo preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e material informativo. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, Ana Paula Rangel, o evento na Praça Porto Rocha será para informar a população sobre AIDS, bem como alertar para a importância do diagnóstico precoce do HIV e tratamento da doença.
           
- Vamos aproveitar a data para intensificar o trabalho de conscientização que já é realizado o ano inteiro no município, disse.
           
Também serão oferecidos testes rápidos de HIV. As Unidades de Saúde responsáveis pelas testagens serão o Hospital DIA, situado à rua Expedicionário da Pátria, em São Cristóvão, de 8 às 16 horas, e o Lar Esperança, ONG que presta assistência a portadores de HIV/AIDS, localizada no Braga. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a sede do Grupo Iguais, localizado à rua Casemiro de Abreu, no Centro, também estará disponibilizando os testes rápidos. Foram escalados para realizar os exames 6 testadores, 2 enfermeiros, 1 assistente social, 2 auxiliares administrativos e 1 motorista.

A campanha deste ano tem como slogan "É possível tratar, até o preconceito" e visa convocar os gestores, prestadores de serviços e profissionais de saúde, sociedade civil organizada, instituições de ensino e afins a abraçar a causa, ampliando o acesso ao diagnóstico e sensibilizando a população sobre a importância de fazer o teste. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado em 1º de dezembro em todo o mundo desde 1987, sendo que, no Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde, com a finalidade de despertar a consciência da população geral sobre a necessidade de prevenção e controle do HIV/ AIDS no país.
           
Em Cabo Frio, o último levantamento realizado pelo Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, aponta que 549 pessoas são portadoras do vírus HIV, sendo que deste total, 365 fazem uso de antirretrovirais no município.  Segundo o levantamento, de agosto de 2013 a agosto de 2014, foram registrados 30 novos casos de AIDS em homens. Entre as mulheres este número foi maior, 45 casos novos casos da doença.

- Acredito que o número maior de casos reativos para HIV em mulheres seja porque elas são orientadas a realizar testes de sorologia para HIV, sífilis e Hepatites durante o pré natal e repetido no momento do parto, explica Ana Paula Rangel. 

Os portadores de HIV/AIDS recebem orientações e apoio da equipe formada por médicos infectologistas, enfermeiros e psicólogo no Hospital DIA, localizado no bairro São Cristóvão, onde também são realizados exames de rotina e outros de controle das células de defesa e replicação do vírus no organismo; disponibiliza antirretrovirais para o tratamento e fórmula láctea para crianças nascidas de mães soropositivas, além de prestar orientação farmacêutica. O Hospital DIA também fornece preservativos masculinos e femininos para todas as unidades de saúde do município que prestam atendimento e tratam doenças sexualmente transmissíveis. Os testes rápidos diagnósticos estão disponíveis no Hospital DIA, Hospital do Jardim Esperança e ainda pela equipe de Estratégia de Saúde da Família, que realiza o projeto "Fique Sabendo Itinerante".

Texto: Alexandra Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS