UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA RECEBE CORPO DE BOMBEIRO PARA REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO DE ESCAPE



Texto: Andréa Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação

 Foto: Álvaro Neves


Atividade integra a programação campanha estadual de Redução de Riscos de Desastres

Pelo segundo ano, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, participa das atividades da campanha estadual de redução de riscos e desastres. O Dia D acontece nesta sexta-feira, 28 de novembro, quando o campus receberá integrantes do 18° Grupamento de Bombeiros Militar para um exercício de escape das instalações, abrangendo toda a comunidade acadêmica. Ao som da sirene, todos os andares serão desocupados, de maneira ordenada. O controle do pânico e a utilização adequada das rotas de fuga serão alguns dos critérios a serem observados durante o exercício. Os professores receberão orientação de como conduzir o processo, pois terão a tarefa de liderar os alunos no início do exercício.

O tenente coronel Leonardo Couri, comandante do 18º GBM, explica que a corporação acredita na prevenção como forma de minimizar o surgimento de vítimas quando os desastres inevitáveis acontecem, por isso a realização de exercícios simulados são fundamentais para auxiliar a comunidade na busca de sua própria proteção.

A Universidade tem investido na construção de uma cultura que visa melhorar ainda mais a segurança de toda a comunidade acadêmica. Além dos equipamentos obrigatórios de prevenção e combate a incêndio e sinalização de rotas de fuga, os funcionários estão sendo treinados para realizar o atendimento inicial em situações adversas, como princípio de incêndio e primeiros-socorros.

“Quando as pessoas tem treinamento, realizam o atendimento em menor tempo e com um índice de acerto muito maior”, destaca o professor de Enfermagem Hélio Seabra, responsável pelo curso de primeiros-socorros que está capacitando os colaboradores da UVA. Com mais de uma década de experiência em emergência, Hélio explica que todos os atendimentos seguem protocolos internacionais que, se cumpridos adequadamente, aumentam a eficácia do atendimento às vítimas.

Resiliência

A Semana de Redução de Riscos de Desastres é realizada no Estado do Rio de Janeiro desde 2012, coordenada pela Secretaria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, tendo como objetivo implantar uma cultura de prevenção entre a população fluminense. As ações ocorrem na última semana de novembro.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS