UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA REALIZA RESTAURAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA DOAÇÃO NATALINA



 Oficina realiza restauração de brinquedos para ação natalina

Voluntários podem colaborar com a doação de brinquedos novos e usados

Cerca de 700 crianças do bairro Alecrim, em São Pedro da Aldeia, serão contempladas, no dia 13 de dezembro, com a visita do Papai Noel e uma animada turma de ajudantes. Até lá, as atividades concentram-se no laboratório de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, com a oficina de higienização e restauração dos brinquedos doados por alunos, professores e pessoas da comunidade. As atividades da Oficina de Reciclagem de Brinquedos – Os Ajudantes de Papai Noel fazem parte das ações de responsabilidade social da UVA desde 2006 e já contemplaram mais de 5,8 mil crianças e adolescentes.

Os kits, compostos de brinquedos e pelo menos um livro ou revista em quadrinhos, são resultado de um árduo trabalho, que começa meses antes. Toda doação recebida passa por uma triagem, sendo dividida em brinquedos em bom estado e aqueles que necessitam de reparos. Em seguida, tudo passa por um criterioso processo de higienização. Nenhum detalhe passa despercido dos olhos treinados da bióloga Cláudia de Oliveira e sua equipe. Os brinquedos que necessitam de reparos são consertados. Cláudia lembra que nem os brinquedos quebrados ou faltando peças são desprezados.

No meio de tanto brinquedo é possível encontrar relíquias, como o Pogobol, famoso na década de 80, e bonecos de filmes clássicos, como E.T., de Steven Spielber (1982), que somam-se a dezenas de bonecas das coleções mais atuais às famosas bebezinhos e personagens de aventura. Cláudia lembra que as únicas peças rejeitadas são aquelas que fazem apologia à violência.

“Estamos em busca de novos ajudantes de Papai Noel”, convida Cláudia. Os interessados podem participar de diversas maneiras: doando brinquedos novos e usados; doando livros de literatura infanto-juvenil, gibis e livrinhos de atividades; doando roupas para bonecas de todos os tamanhos e modelos e para bonecos também; doando tempo para lavar e consertar os brinquedos e ajudar a montar os kits; e, ainda, levando atividades culturais e recreativas no dia da entrega, que acontecerá na Escola Municipal Vidal de Negreiros. Aqueles que optarem por ajudar na preparação dos brinquedos, a oficina funciona de segunda a sexta-feira, no período da tarde; das 10h às 12h, de segunda a quinta-feira e no turno da noite, toda segunda e quarta, na sala 119.

Sustentabilidade
O embrião do projeto nasceu da inquietação de um grupo de estudantes de Biologia, em 1990, ao perceberem o tempo que os objetos plásticos levavam para se decompor na natureza e estarem presentes na maioria dos brinquedos que, após quebrados, eram descartados. Os primeiros contemplados eram crianças internadas em hospitais de Cabo Frio. Depois de formados, cada um tomou seu rumo, mas alguns continuaram se encontrando para fazer a ação solidária no fim do ano. Já exercendo o magistério na Veiga de Almeida, Cláudia lembra que solicitou espaço para divulgar a ação nas salas de aula em busca de colaboradores e a instituição prontamente abraçou a ideia. De lá para cá, muitas lágrimas e sorrisos marcaram os oito anos de projeto. Nem mesmo durante o período de licença médica para o tratamento de um sério problema de saúde, Cláudia deixou de participar da ação e, hoje, conta com a mesma dedicação das suas filhas adolescentes e dezenas de alunos da Universidade.

Contemplados
A seguir, um resumo das ações realizadas nos últimos anos:
2013 – Comunidades agrícolas do  Araçá, Angelim, Pacheco e Agrisa, além do Orfanato Aldeia da Infância Feliz (São Pedro) - 634 crianças atendidas.
2012 - Guriri - 457 crianças atendidas;
2011 – Bairros Jacaré e Manoel Correa, Hospital da Criança, Abrigo Municipal e UPA de Cabo Frio - 736 crianças atendidas;
2010 - Unamar e acampamento dos sem-terra - 931 crianças atendidas;
2009 – Comunidade Boca do Mato - 458 crianças atendidas;
2008 - Tangará - 896 crianças atendidas;
2007 – Comunidades rurais do Araçá, Agrisa e Botafogo - 968 crianças atendidas;
2006 – Bairro Jacaré - 800 crianças atendidas

********

Att,


Andréa Luiza Collet
Assistente, Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS