PRIMEIRO DIA DO II FESTIVAL DA DIGNIDADE É SUCESSO



Evento  continua nesta quarta-feira, no Teatro Municipal

O primeiro dia de apresentações do II Festival da Dignidade, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio e Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio lotou o Teatro Municipal Inah Azevedo Mureb.  O evento teve início nesta terça-feira (25/11), com apresentações de dança, música e capoeira, que foram aplaudidas de pé pela plateia. O espetáculo foi todo encenado pelos usuários de seis dos oito CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Cabo Frio: Praia do Siqueira, Manoel Corrêa, Jardim Esperança, Jardim Nautilus, Central e Monte Alegre. Assim foi contada um pouco da história das Regiões Centro Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, tema do espetáculo.

O espetáculo foi aberto pela orquestra da oficina de música dos CRAS que entoou os Hinos Nacional Brasileiro e o de Cabo Frio ao som de flautas, saxofones e clarinetes, dentre outros instrumentos. A secretária de Assistência Social, Carolina Trindade Corrêa, elogiou as apresentações.

- Esse belo espetáculo é fruto de um trabalho que é realizado todos os dias nos oito CRAS do município de Cabo Frio. É uma alegria imensa poder realizar um trabalho tão grandioso como este. Gostaria de agradecer a cada usuário e também às famílias de cada um deles. Gostaria de agradecer também a cada funcionário da Secretaria Municipal de Assistência Social, que trabalha com o coração. Só assim é possível mudar a realidade dessas crianças e adolescentes - afirmou a secretária. 

As oficinas de balé, jazz, música e capoeira dos seis CRAS fizeram diversas apresentações, que contavam através de cultura, dança e música, como funk, samba e capoeira. Todos os grupos mostraram com animação o quanto se prepararam para fazer bonito no festival. Willany Rodrigues, de 17 anos e Luana Almeida, de 14 anos, são usuárias do CRAS da Praia do Siqueira. Elas participaram da apresentação de Jazz, uma das mais empolgantes do primeiro dia de apresentações. Elas foram aplaudidas de pé.

- Mesmo depois de muitos ensaios, bate uma ansiedade antes da apresentação. Foi tudo lindo, empolgante e emocionante, - descreveu Willany.

Este era o mesmo sentimento da Elisia Grobler. Ela é mãe de Kayla, de 3 anos e Fabian, de 9. Ambos são usuários do CRAS Central.

- Fiquei encantada com a apresentação de capoeira. O ritmo contagia e esses meninos tem muito talento. Estou muito emocionada de ver o meu filho em um palco - descreveu.

- Todas as oficinas que acontecem nos CRAS são desenvolvidas a partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que envolve crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, além de adultos e idosos. Nos CRAS também funciona o funciona o PAIF – Serviço de Atendimento Integral à Família. É importante ressaltar que o CRAS não é só dança e música, essas oficinas são um atrativo para que as famílias estejam nos CRAS, onde a política pública da Assistência Social é efetivamente realizada, garantindo os direitos dos usuários e das famílias - afirmou a secretária Carolina Corrêa.

As apresentações continuam nesta quarta-feira, às 14h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, que fica na Rua Aníbal Amador do Vale, s/nº, bairro Algodoal.

Texto: Glória Passos / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social

Fotos: Horácio CF Zone

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS