MOSTRA FOTOGRÁFICA SOBRE PERYNAS CONVIDA PARA UM MERGULHO NA HISTÓRIA DE CABO FRIO





Exposição, no Teatro Municipal de Cabo Frio, pode ser visitada até o dia 8 de dezembro

Uma fotografia em especial da mostra Perynas: um Olhar para a História, aberta na noite desta segunda-feira, 17, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, chamou a atenção dos irmãos Avelino e Irma de Mello. Com o olhar marejado, seu Avelino contou que nasceu naquela casa, em 1950, e ali passou quase quatro décadas de sua vida. Quando casou, a residência dos pais foi reformada e ele continuou morando com a esposa em uma parte do casarão. Este pequeno relato expressa um pouco da emoção com a qual ex-trabalhadores das salinas e moradores do bairro Perynas receberam a mostra de fotojornalismo realizada por alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio.

Localizada a poucos metros do campus da UVA em Cabo Frio, a produção de sal teve início na região em 1828, quando o alemão Luís Linderberg instalou a Salina Grande, o primeiro parque salineiro nacional. Na década de 1950, a Companhia Salinas Perynas abastecia o mercado brasileiro com 60 mil toneladas de sal refinado por ano. Hoje, essa área ainda abriga marnéis da Sal Cisne e guarda vestígios do passado do município de Cabo Frio, que completará seu quarto século de existência no próximo ano.

O aluno Rodrigo Cintra explica que o exercício prático foi muito além da captura das imagens. “Além de conhecer um pouco melhor a história da cidade, percebi a importância que Perynas teve. O que mais me impressionou foi ver o estado de abandono que se encontra este importante patrimônio histórico, que não é só de Cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos”, ressaltou. A colega Viviana Teixeira diz que melhor do que poder compartilhar com os outros sua grande paixão, a fotografia, o trabalho deu a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida das pessoas que moraram na Perynas.

O professor de Fotojornalismo Altayr Derossi disse que também foi surpreendido com a riqueza de detalhes capturados pelas câmeras dos alunos. “Não tinha ideia de tudo que o entorno do campus guarda. O trabalho mostra um olhar amadurecido ao longo das aulas, capaz de mostrar lugares que muitas vezes passam despercebidos”, ressalta. O superintendente do teatro, Yuri Vasconcellos, destacou a importância do trabalho para o município e a possibilidade da casa poder compartilhar com a sociedade e visitantes um pouco da história local.

A mostra, que reúne 40 trabalhos, no formato 30cm x 40cm, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, inclusive feriados, até o dia 8 de dezembro. Aos sábados e domingos, o teatro está aberto apenas quando há apresentação.

Serviço
Exposição de Fotojornalismo – Perynas: um Olhar para a História
De 17 de novembro a 08 de dezembro de 2014
De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h
Teatro Municipal de Cabo Frio
Rua Aníbal do Vale, s/nº, Praia do Forte
Informações: 2645-4472

 Att,

Andréa Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS