COM GRANDE ATO, MOVIMENTOS POPULARES DEFENDEM REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA


Mais de mil pessoas participaram do ato que ocupou uma das vias da Avenida Paulista
Mais de mil pessoas participaram do ato que ocupou uma das vias da Avenida Paulista


























A chuva que caiu na noite desta terça-feira (4) na capital paulista não intimidou os militantes de diversos movimentos sociais que se reuniram no Masp para fortalecer a luta por uma reforma política democrática. “Pode chover, pode molhar, constituinte já!”. Em defesa de uma Constituinte soberana para conquistar uma reforma profunda, capaz de atender aos anseios da população, os manifestantes cantavam palavras de ordem.

O ato convocado pelo Comitê Estadual do Plebiscito pela Constituinte – composto por mais de 300 entidades – contou com a participação de diversos movimentos sociais, entre eles, a UJS, CTB, UNE, Ubes, UEE-SP, MST, CUT, Levante Popular da Juventude, coletivo Fora do Eixo, Liga do Funk e outros. Autoridades políticas de partidos de esquerda, artistas e intelectuais também estiveram presentes. 

A diretora de Cultura da UNE, Patrícia de Matos conclamou os movimentos sociais a ocuparem as ruas para defender os direitos e vitórias já conquistados pelo povo brasileiro e impedir retrocessos. Criticou a composição do Congresso que assumirá em 2015, considerado o mais conservador desde 1964 e parabenizou os militantes presentes por não se intimidarem diante da ofensiva reacionária que se levantou no país no último final de semana com manifestações que pediam a volta da ditadura militar. 


De acordo com o diretor nacional de Comunicação da UJS, Anderson Bahia, a entidade considera importante defender o conteúdo da reforma política, e o ponto mais importante é o fim do financiamento privado de campanha para ampliar a democracia e combater, de forma ainda mais eficaz, a corrupção. Ele acredita que o ato contempla os anseios da população brasileira que elegeu novamente Dilma Rousseff para a presidência da República. 



O vocalista da banda O Teatro Mágico, Fernando Anitelli, defendeu uma revolução socialista | Foto: Mariana Serafini 


O vocalista da banda O Teatro Mágico, Fernando Anitelli, criticou os setores conservadores que atentam contra o fim da democracia e defendeu uma revolução socialista. E parafraseou a música Camarada D'água, do primeiro disco da banda, ao afirmar “amanheçam brilhando mais fortes”. 


Preocupados não só com a garantia de moradias dignas, os militantes dos movimentos que lutam por habitação nas grandes cidades também estiveram presentes e defenderam a ocupação constante das ruas, praças e outros espaços públicos para garantir os direitos do povo brasileiro. 



O ato começou no vão livre do Masp e terminou na Praça do Ciclista | Foto: Mariana Serafini



A diretora da UEE-SP, Emmanuelle Thomaziello defendeu a unidade dos movimentos sociais para fortalecer a luta em busca de mais direitos para a população. Também criticou os setores conservadores que defendem o fim da democracia e ressaltou a importância dos militantes que deram suas vidas para lutar contra a ditadura militar.



Entidades defendem a presença constante dos movimentos sociais na rua | Foto: Thiago Cassis



Lira Ali, diretora de Memória do Movimento Estudantil da UEE-SP animou a caminhada que iniciou no Masp e seguiu até a Praça do Ciclista, com palavras de ordem e músicas, entre elas “para o Brasil avançar, avançar, avançar, Constituinte já!”. 



Mariana Serafini, da redação do Vermelho.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS