DIA DOS PROFESSORES: CUMPRIR CURRÍCULO E PRENDER A ATENÇÃO DE ALUNOS SÃO DESAFIOS PARA DOCENTES
Professores falam sobre desafios da
profissãoArquivo/Agência Brasil
Entrar em sala de aula com crianças e adolescentes e um
currículo para cumprir é uma atividade repleta de prazer e também de desafios.
No Dia do Professor, comemorado hoje (15), docentes que estão há pouco tempo na
sala de aula conversaram com a Agência Brasil sobre o dia a dia em escolas
públicas e particulares, as dificuldades com estrutura, materiais didáticos e
em prender a atenção dos alunos. Eles falaram também sobre a importância do
diálogo e do respeito entre professores e estudantes. Apesar das dificuldades,
lecionar é um sonho realizado para muitos deles.
Saiba Mais
da Organização para a Cooperação (OCDE), divulgada este
ano, mostrou que são muitos os desafios a serem vencidos pelos professores do
ensino básico. Quase 90% dos professores brasileiros acreditam que a profissão
não é valorizada na sociedade. Mesmo assim, a maioria (87%) sente-se realizada
com o trabalho. Também, segundo a pesquisa, 20% do tempo em sala de aula são
usados para controlar o comportamento dos alunos.
A formação é fator relevante quando se fala da carreira
de professor. Os dados do Censo da Educação Superior mostram que, em 2013, os
formandos em licenciaturas foram 201.353. O número vem caindo desde 2011,
quando foram registrados 238.107 concluintes no grau acadêmico. Em 2012, foram
223.892. O número era 145.859 em 2003 e atingiu o pico dos últimos dez anos em
2009, com 241.536 concluintes em licenciaturas.
Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece
metas a serem cumpridas no setor em dez anos, até 2024, todos os professores do
6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio devem ter licenciatura
na área em que atuam. Esse percentual está em 32,8% nos anos finais do ensino
fundamental e em 48,3% no ensino médio, segundo dados do Observatório do PNE, que
reúne informações sobre cada meta e estratégia do plano.
O Ministério da Educação tem incentivado a formação dos
professores com ações como o Programa de Consolidação das Licenciaturas
(Prodocência), que oferece apoio financeiro a projetos pedagógicos inovadores
que contribuam para melhorar os cursos de formação de professores da educação
básica. Outra iniciativa é o Plano Nacional de Formação de Professores da
Educação Básica (Parfor), desenvolvido em parceria com instituições de educação
superior e secretarias de Educação dos estados e municípios, que estimula as
licenciaturas.
*Colaborou Yara Aquino
FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/
Mariana Tokarnia* - Repórter da Agência Brasil Edição:
Graça Adjuto
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