CABO FRIO PROMOVE FÓRUM DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL




Evento voltado para profissionais de educação acontece nesta quarta-feira no Teatro Municipal

O Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) organiza mais uma edição do Fórum de Orientação Educacional. O evento acontece nesta quarta-feira (22/10) no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

O evento, com início marcado para as 8h, é voltado para os profissionais de Orientação Educacional da cidade e de outros municípios convidados, além de gestores, inspetores e supervisores escolares. As instituições como Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Assistência Social, Universidades e outras também foram convidadas. 

A chefe da Divisão de Orientação Educacional, professora Irina Dantas, adianta que o Fórum pretende propiciar uma reflexão sobre a importância da mediação de conflitos no ambiente escolar além da troca de experiências, com o intuito de prestigiar as práticas bem sucedidas dos Orientadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio.

– Refletir e aprender sobre a mediação de conflitos é indispensável para a atuação do orientador educacional nas escolas da Rede Municipal de Cabo Frio, por isso estruturamos nosso trabalho voltado para o melhor desenvolvimento do aluno, no processo de construção de seu conhecimento, considerando os aspectos conceitual, procedimental e atitudinal. O foco está centrado nos pilares aprender a ser e aprender a conviver já que nos dias atuais torna-se cada vez mais necessário a abordagem de temas como ética, cidadania, valores e respeito ao próximo junto aos alunos e às famílias – explica.

O Fórum de Orientação Educacional terá programação extensa. Haverá apresentação cultural das escolas municipais Achilles Almeida Barreto e João Bessa Teixeira, apresentações e exposições de trabalhos, posters, apresentação do caderno pedagógico “Orientação Educacional em Ação”, com Irina Dantas, e muito mais.

A advogada, especialista em Mediação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bösch (NYU) e MBA em Gestão Empresarial, Gabriela Asmar, fará palestra com o tema: “Paz nas escolas: Direitos de todos e dever de cada um”.

Gabriela Asmar atuou como diretora jurídica e de Relações Institucionais em grandes empresas. Mediadora nas áreas escolar, familiar, penal, comunitária e empresarial no Brasil e no exterior. Supervisionou mediações no TJ-RJ, desde 2007. Palestrante convidada de Mediação em diversas instituições (UFRJ, UERJ, FGV, OAB-RJ/ESA, CAPREV, ABERJ, cursos in-company).

É membro do Conselho Fiscal do CONIMA. Uma das fundadoras da Comissão de Mediação da OAB-RJ, Gabriela coordenou a prática vencedora do Prêmio Innovare 2009. Seu nome consta da publicação Who's Who Legal – Commercial Mediation desde 2012. É fundadora da Parceiros Brasil - Centro de Processos Colaborativos, membro da rede global Partners for Democratic Change International e da ProAcordo – Mediação de Conflitos Empresariais.


Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS