SECRETARIA DE SAÚDE FAZ MUTIRÃO PARA ACABAR COM FILA DE ESPERA NA REALIZAÇÃO DE ULTRASSONOGRAFIA




Mutirão irá acontecer todos os sábados

A aposentada Dirce Martins Leal, de 74 anos, foi uma das 65 pessoas que compareceram neste sábado (13), no PAM de São Cristóvão, para realizar o exame de ultrassonografia. O mutirão realizado pela Prefeitura de Cabo Frio e Secretaria de Saúde, irá acontecer todos os sábados e tem como objetivo zerar a fila de espera para a realização de exames de ultrassonografia.

- Fiquei muito feliz quando me telefonaram durante a semana agendando o exame para este sábado. Com o resultado na mão, vou poder marcar com meu médico para mostrar o exame e seguir com meu tratamento -, disse a aposentada.

Segundo Elaine dos Santos, diretora do DEAC - Departamento de Exames de Alto Custo - da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes estão sendo comunicados por telefone. Até o final do mês, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é zerar a demanda. Além dos exames realizados normalmente durante a semana no PAM, no Hospital do Jardim Esperança, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, e nas clínicas terceirizadas, a cada sábado, 65 pacientes serão chamados para realizar os exames de ultrassonografia de mama, abdómen (total, superior, inferior), tireóide, vias urinárias, próstata e transvaginal.

- A espera estava chegando há dois meses. Realizando esses exames aos sábados, vamos conseguir colocar a agenda em dia, para que os novos pedidos que chegarem aqui no DEAC também sejam atendidos com agilidade sendo agendados para o mesmo mês -, disse Elaine.

Segundo o diretor do PAM de São Cristóvão, Antônio Marcos Durães, o investimento feito pelo Prefeito Alair Corrêa, com a contratação de sete médicos para a realização de exames como Ecodoppler Venoso, Ecocardiograma, Mapa, Teste de Esforço e Ultrassonografia, é o que vem permitindo redução nas filas de espera. Os pacientes deixam os pedidos nos postos de saúde do município, ou no próprio DEAC, para autorização, e no próprio departamento eles já são agendados, sem a necessidade do paciente ter que fazer a marcação.

- A contratação desses médicos está surtindo os resultados. Já não temos fila de espera para realização de exames como Mapa, Teste Ergométrico, Ecodoppler, Doppler de Carótida e PAAF, Pulsão de Tireóide. Agora vamos resolver o problema de Ultrassonografia, para que a partir de agora, os novos pedidos sejam agendados para o próprio mês -, explicou Antônio Marcos Durães.


Texto e Fotos: Alexandra Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS