SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CABO FRIO PROMOVE DEBATE PARA COMEMORAR O MÊS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR





Sob o tema “O Ciclo de Alfabetização na Organização Escolar”, debate acontece nesta quarta no Teatro Municipal

Setembro é o mês do professor alfabetizador. E o Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) realiza nesta quarta-feira (17/9) um encontro com profissionais da área para comemorar a data. Sob o tema “O ciclo de alfabetização na organização escolar”, o debate acontece no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

Em julho deste ano, a SEME já organizou um fórum mais amplo sobre o mesmo assunto, o que reforça o compromisso em assegurar uma Educação de qualidade para todos.

De acordo com a chefe do serviço do 1º segmento do Ensino Fundamental da Divisão de Supervisão Escolar da SEME, professora Janaína Estrella, o objetivo do Fórum Municipal de Alfabetização é fomentar as discussões acerca da organização do Ciclo de Alfabetização, assim como apresentar referencial teórico que evidencie os aspectos legais da proposta de organização escolar em ciclos.      

Na programação haverá um momento de análise do histórico da alfabetização em Cabo Frio, com a professora Marta Dias, responsável pela Divisão de Supervisão Escolar. Depois a professora Deise Magalhães, diretora do DEGEPE, segue com a palestra sobre os Fundamentos Gerais do Ciclo de Alfabetização e a professora Janaina Estrella mediará o tema “O processo de aprendizagem no Ciclo de Alfabetização”. Para finalizar, a professora Regina Célia Santos, do serviço de Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental do 1º segmento, falará sobre um tema muito debatido atualmente: “Avaliação no Ciclo de Alfabetização – Progressão Continuada X Aprovação Automática”.               

A equipe do DEGEPE aproveitará a oportunidade ainda para selecionar membros que irão compor uma comissão com a finalidade de elaborar o referencial curricular do 1º segmento do Ensino Fundamental de Cabo Frio.

Para encerrar a programação de forma descontraída, o professor Mário Augusto, coordenador de Arte e Música da SEME, e a professora Mariângela Ribeiro, do Serviço de Educação Infantil, farão uma apresentação musical.

O encontro desta quarta-feira é voltado para os profissionais da Educação de Cabo Frio que atuam como diretores escolares, supervisores e professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.


Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Foto: 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS