CRAS CENTRO ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO



Inaugurado há três semanas, Centro de Referência de Assistência Social que fica no Parque Central oferece diversos serviços à população

O recém-inaugurado CRAS Central - Grazielle Azevedo Marques, localizado no Parque Central, já está em pleno funcionamento. O oitavo Centro de Referência de Assistência Social de Cabo Frio foi inaugurado no dia 18 de agosto, e oferece diversos serviços à população. Entre eles, estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trabalha com oficinas socioeducativas para todas as idades.

A brinquedoteca, para crianças de 3 a 6 anos funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30, sempre com os orientadores sociais. Este serviço realiza atividades com as crianças e um dos objetivos é desenvolver atividades de convivência e socialização, utilizando a brincadeira como principal aliada.

O CRAS Central oferece diversas atividades socioeducativas com música e dança. As oficinas de violão e teclado estão disponíveis para crianças a partir de 7 anos, sem limite máximo de idade, e funcionam às segundas, quintas e sextas-feiras. 

As oficinas de balé clássico e balé fitness acontecem sempre no turno da manhã, das 8h30 às 11h30. Às segundas e quartas-feiras, as aulas são voltadas para as crianças de três a seis anos. Já às terças e quintas-feiras, a facilitadora ensina os passos de dança para crianças entre 7 e 12 anos. E nas sextas-feiras é a vez dos adultos e idosos participarem da oficina.

Já na parte da tarde, as oficinas de dança são voltadas para os adolescentes. Com um ritmo mais agitado, o hip-hop/street dance tem início às 13h30 e término às 17h. Às segundas e quartas as aulas são destinadas à faixa etária entre 13 e 17 anos, e às terças e quintas, entre 7 e 12 anos. Sexta-feira é o dia da dança de salão e alongamento, no mesmo horário, para adultos e idosos.

Todas essas atividades socioeducativas são destinadas aos usuários que são acompanhados no CRAS através do PAIF. Eles recebem o atendimento da equipe técnica, que identifica as situações de vulnerabilidade social, e a partir do PAIF, são direcionados aos outros serviços. Para iniciar o atendimento no CRAS, o usuário precisa ter em mãos: identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, declaração escolar e o NIS – número de identificação social, adquirido através da inscrição no CAdÚnico, o cadastro único dos programas sociais.

O CRAS Central atende os bairros Morubá, Nova Brasília, Buraco do Boi, Vila Nova, Braga, São Francisco, Passagem, Centro, Bairro União, São Bento, Algodoal, Itajuru, Portinho, Parque Central e Jardim Excelsior, que deixa de pertencer ao CRAS Praia do Siqueira para ser referenciado no CRAS Central.

O CRAS Central fica na Rua Nossa Senhora da Aparecida, n° 325, no Parque Central, próximo à Delegacia de Cabo Frio.

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social

Foto: Divulgação SEMAS

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS