VEJAM O VÍDEO SOBRE A PALESTRA DO ADVOGADO RAUL CANAL CONSIDERADO NA ATUALIDADE UM DOS MAIORES EXPOENTES DO DIREITO MÉDICO




O Blog Álvaro Neves "O Eterno Aprendiz" foi convidado pelo secretário de governo do município de Cabo Frio Dirlei Pereira a participar da palestra do advogado Raul Canal, realizada na noite desta quinta-feira (31), na Branca Confeitaria, no centro da nossa cidade. Sobre o tema "Medidas Preventivas Contra Processo e Judicialização da Medicina", com as presenças de renomados médicos da Região dos Lagos das mais diversas especializações.

Entre os ilustres convidados podemos citar os representantes dos Poderes Judiciário e Executivo da cidade de Cabo Frio a Juíza Titular da 2ª Vara Cível Doutora Sheila Draxler Pereira de Souza,  o Prefeito da nossa cidade Alair Corrêa, o procurador geral do município o Doutor Marcos Meneses e o secretário municipal de comunicação Edinho Ferro.

O palestrante Raul Canal além de advogado e poeta, compositor, escritor e apresentador de televisão, é gaúcho serrano, da pacata cidade Carlos Barbosa. Foi transferido para Brasília em 1986, quando exercia a função de oficial do exército.

Advoga nos tribunais superiores desde 1991, sendo considerado na atualidade um dos maiores expoentes do Direito Médico.

Após a palestra o advogado Raul Canal presenteou os participantes,  com o livro de sua autoria com o título: Erro Médico e Judicialização da Medicina". Onde na contra-capa contem o texto abaixo:

" Os processos judiciais questionando supostos erros médicos aumentaram em 1600% perante o Superior Tribunal de Justiça no período de dez anos. no mesmo período, os processos éticos aumentaram em 302% e o numero de médicos condenados pelo conselho regional de medicina aumentou em 180%.

As Escolas de Medicina proliferam descontroladamente pelo país, sem qualquer intervenção estatal no seu nível de qualidade. Em 15 anos o número de faculdades de medicinas saltou de 100 para 216. Dois terço dos médicos formados não fazem residência por falta de vagas.

O Estado tem se mostrado incompetente, incapaz, inoperante e ineficiente,  seja para adotar um tratamento estratégico, seja para controlar, seja para fiscalizar, seja para intervir no momento propício.

Os investimentos em saúde pública são pífios.E a saúde suplementar beira o abismo falimentar. ERRO MÉDICO JUDICIALIZAÇÃO DA MEDICINA faz um voo rasante sobre esse polêmico e preocupante tema. Obra indispensável para médicos, operadores do direito e curiosos do tema.










Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS