SECRETARIA DE SAÚDE DÁ SEQUÊNCIA ÀS IMPLEMENTAÇÕES DO EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DIRLEI PEREIRA PARA REDUZIR AS FILAS DE ESPERA PARA O TRATAMENTO OFTALMOLÓGICO

 



Saúde faz novo mutirão para reduzir a fila de espera para tratamento oftalmológico
Parceria com o Hospital Oftalmológico Santa Beatriz atende a pacientes já cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio

A Prefeitura de Cabo Frio está fazendo mais um mutirão para diminuir a demanda existente nos atendimentos oftalmológicos para pacientes já cadastrados pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O mutirão é desenvolvido em uma parceria com o Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, localizado em Niterói, para onde são encaminhados os pacientes do município para cirurgias e exames que não são realizados em Cabo Frio. A exemplo do que aconteceu em maio, uma unidade móvel do hospital, composta por dois consultórios totalmente equipados e uma equipe de profissionais altamente qualificados, chegou a Cabo Frio nesta terça-feira (19/8).

O ônibus vai ficar até quinta-feira na cidade. Por dia serão realizados 60 atendimentos. Segundo a coordenadora do programa no município, Mazinha Pereira Lobo, a iniciativa visa reduzir a fila de espera, que hoje é de cerca de 500 pacientes.

– Os pacientes estão sendo convocados por telefone para comparecer à sua consulta. A receptividade tem sido muito boa, porque além de dar agilidade ao atendimento, eles estão evitando o deslocamento até Niterói para a consulta – explicou Mazinha.

Todos os pacientes convocados para o atendimento nesses três dias, já haviam passado pelo oftalmologista do município e estão cadastrados no TFD para encaminhamento ao Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, uma instituição hospitalar que dispõe de amplos recursos tecnológicos e humanos para realizar os mais modernos procedimentos de alta complexidade, como transplantes de córnea, tratamento de traumas, catarata, entre outros.

Segundo Paulo Mora, coordenador do serviço oftalmológico móvel, os pacientes podem contar agora com mais um serviço disponível. O Hospital é pioneiro no Rio de Janeiro com um equipamento para a realização de cirurgia de catarata a laser. No Brasil, só existem 18 máquinas como essa. Duas no Estado do Rio de Janeiro.

- Este laser aumenta muito a precisão dos passos da cirurgia, levando maior segurança e melhor resultado visual. A técnica permite, na maioria dos casos, a diminuição da necessidade do uso de óculos para longe e para perto, associado a lentes intraoculares especiais – explicou o coordenador do serviço oftalmológico móvel.

Na primeira etapa da parceria, em maio, a unidade móvel realizou 240 atendimentos.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde 

Titulo: Álvaro Neves 

Fotos: Til Santos e Álvaro Neves

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS