COMEÇA EM CABO FRIO CAMPANHA DE VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A HEPATITE




Vacinas podem ser aplicadas nas unidades do ESF e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Imunização começou nesta terça-feira

A Prefeitura de Cabo Frio começou nesta terça-feira (19/8), a vacinação contra a Hepatite A em crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias). A imunização é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização das crianças pode ser feita em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, que é referência em vacinação no município. A meta da coordenadoria Municipal de Imunização é que 95% do público-alvo tomem a dose da vacina até o fim do ano.

Segundo a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas, não há restrições para recebimento da vacina. A imunização contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A.

- As pessoas podem procurar os postos de saúde que já estão oferecendo a vacina. A imunização também pode ser feita através de agendamento. É importante que as famílias tenham consciência que não é um processo muito rápido, já que precisamos preencher uma ficha para fazer o cadastro das crianças. Essas informações são importantes porque são inseridas no cartão de vacinação da criança e precisam ser repassadas a Secretaria Estadual de Saúde - explicou Patrícia.

Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Ainda segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O governo estima reduzir em 65% o número de casos de hepatite A e em 59% as mortes causadas pela doença.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. Nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a Hepatite A apresenta alta incidência.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde



Foto: Álvaro Neves 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS