A PMCF PROMOVE O III ENCONTRO DE INSPETORES ESCOLARES,DIA 20/08 INÍCIO ÀS 8h TÉRMINO ÀS 17:30h, NO TEATRO MUNICIPAL DE CABO FRIO



A Prefeitura de Cabo Frio promove, nesta quarta-feira (20/8), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, no bairro Algodoal, o III Encontro de Inspetores Escolares. O evento é uma iniciativa da Divisão de Inspeção Escolar (DEGEPE) da Secretaria Municipal de Educação, e tem como tema “A ação da equipe gestora frente aos desafios educacionais”.

O evento, que terá início às 8h e término previsto para as 17h30, é  realizado em comemoração ao Dia do Inspetor Escolar, celebrado em 22 de agosto. A equipe de Inspeção Escolar é a responsável por acompanhar o cumprimento da legislação educacional vigente e assessorar as escolas quanto às diretrizes emanadas da SEME, do Conselho Municipal de Educação e demais esferas públicas.

Serão quatro palestrantes convidados: o professor Ms. Raimundo Feitosa, que é membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Básica; o professor Dr. Jorge Najjar, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); a professora Drª Andrea Serpa da Faculdade de Educação da UFF; e a professora Sandra Simões, secretária de Educação de Piraí (RJ) e presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RJ).

Foram convidados os inspetores escolares, gestores das unidades escolares, os Conselhos Municipais de Cabo Frio e representantes das escolas privadas de educação infantil do município, assim como os inspetores escolares e os Conselhos Municipais de Educação dos municípios vizinhos.

A chefe da Divisão de Inspeção Escolar, professora Débora Ribeiro, explica que o Inspetor Escolar compõe a equipe gestora das unidades escolares e, assim, atua juntamente com os diretores, orientadores educacionais e supervisores escolares. Por essa razão, neste ano, o tema escolhido destaca reflexões pertinentes à prática gestora desde as situações do cotidiano escolar até às políticas públicas que norteiam o planejamento gestor.


– Avaliar, diagnosticar, pensar e replanejar o fazer pedagógico constituem fatores importantes na atuação da equipe gestora, aqui representada pelas equipes diretiva e técnico-pedagógica de nossas escolas.  Almeja-se assim que, pela reflexão e o debate, sejam fornecidas ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades em planejamento, identificação e resolução de problemas no âmbito da ação gestora – explica Débora.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS