SIMILAR À DENGUE , FEBRE CHIKUNGUNYA VIRA PREOCUPAÇÃO NO BRASIL, LEIA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA

Foto: Reprodução de Internet

O nome é complicado e a doença é grave. A febre chikungunya é semelhante à dengue e o Brasil já registrou 17 casos da doença somente neste ano, sendo dois no Rio de Janeiro.
As vítimas foram contaminadas fora do país e as autoridades estão monitorando o quadro, já que milhares de turistas estiveram no país durante a Copa do Mundo.
Apesar dos sintomas parecidos com os da dengue, a febre chikungunya pode causar uma dor articular muito mais intensa. Para saber mais sobre a doença, o SRZDconversou com Rogério Catharino Fernandez, presidente da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP), que também alertou que os brasileiros que viajaram para África, Ásia ou América Central e voltaram com sintomas, procurem atendimento médico.
-
Leia as principais dúvidas sobre a doença:
SRZD: A febre chikungunya é mais grave que a dengue? 
Dr. Rogério: A febre Chikungunya tem um potencial de agravamento de sintomas bem menor que a dengue, inclusive esta febre não promove casos hemorrágicos como a dengue, com baixíssimos casos de letalidade.

SRZD: Como diferenciar a febre chikungunya da dengue?
Dr. Rogério: Os sintomas de fato são muito parecidos. Contudo, as dores nas articulações são muito mais intensas, podendo continuar por alguns meses após o controle do vírus. A diferenciação é confirmada em laboratório, por rotinas de análises específicas.

SRZD: Quais são os sintomas?
Dr. Rogério: Na fase mais crítica ou aguda do doença, de forma muito semelhante com a dengue, a pessoa acometida por tal doença possui febre alta, dor de cabeça, erupções na pele, conjuntivite e forte dor nas articulações. Esta dor nas articulações de forma intensa, podendo permanecer por algum tempo após a cura da vírus, é o sintoma mais característico.

SRZD: Qual é o tratamento?
Dr. Rogério: O tratamento é sintomático e, sobre a questão da forte dor nas articulações, é tratada por analgésicos e anti-inflamatórios, às vezes tambem após o término do quadro viral, enquanto continuarem os sintomas.

SRZD: A febre Chikungunya pode ser transmitida de uma pessoa para outra? 
Dr. Rogério:Não. Esta doença somente é transmitida por um vetor, que é o mesmo que transmite a dengue e da febre amarela no Brasil: os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

SRZD: O que se deve fazer quando a pessoa descobre que foi contaminada?
Dr. Rogério: De imediato procurar um atendimento médico para que se possa confirmar ou não a doença, se confirmada o sistema única de saúde deve ser informado objetivando identificar a origem e/ou traçar mecanismos de contenção da evolução desta doença, e tratamento sintomático da pessoa contaminada.

SRZD: Que alerta dá aos brasileiros que vão viajar para outros países onde há transmissão da febre Chikungunya? 
Dr. Rogério: Ficar alerta aos sintomas deste vírus e, quando ao retorno ao Brasil, se apresentar estes sintomas, procurar imediatamente o serviço médico e comunicar a provável contaminação desta doença, informando de qual (is) país (es) visitou, objetivando rastrear tal doença.
Luana Freitas

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS