PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE CABO FRIO LANÇA O LIVRO "COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS PARA CONCURSO PÚBLICO"




Diferencial do livro é a abordagem didática, com linguagem prática, objetiva e compreensível tanto para quem já conhece o assunto quanto para o leigo.

O professor de Língua Portuguesa da rede municipal de educação de Cabo Frio, Márcio Lázaro, lança o livro “Coesão e Coerência Textuais para Concurso Público – Teoria e Prática”. O lançamento será no Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi, no dia 23 de julho, quarta-feira, às 18h.

A coesão e a coerência textuais têm sido objetos de estudo nas faculdades de Letras do país e são consideradas de extrema importância para a construção do texto. Assim, inúmeras bancas examinadoras de concursos públicos passaram a incluir em suas provas questões que envolvem esse conhecimento.

Atento à demanda e motivado por alunos e ex-alunos, o professor Márcio Lázaro lança o primeiro livro, fruto de inúmeras reflexões feitas por ele com alunos em salas de aula de cursos preparatórios e cursos de Letras.

 – Cheguei à constatação de que havia demanda para o tema a partir da observação das raras publicações sobre o assunto na indústria do concurso público. Mas foi a partir das dúvidas, das angústias e das dificuldades de compreender a linguagem técnica usada por linguistas em suas obras sobre o assunto e perceber como toda a teoria poderia ser cobrada em uma prova de concurso, que resolvi compilar em um só trabalho teoria e prática – explica o autor.

 O livro “Coesão e coerência textuais para concurso público” destina-se a todo profissional, de quaisquer áreas de conhecimento, em nível de graduação e pós-graduação que pretenda ampliar seus conhecimentos de Língua Portuguesa e necessite de uma visão aprofundada sobre os princípios de coesão e coerência textuais e seus desdobramentos. O grande diferencial do livro é a abordagem didática, com linguagem prática, objetiva e compreensível tanto para quem já conhece o assunto quanto para o leigo, sem perder de vista a fundamentação teórica necessária e suficiente para quem pretende fazer provas de concurso público.

O professor Márcio Lázaro é bacharel, licenciado e mestre em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já foi colaborador em duas obras coletivas: “Olhares sobre o discurso: língua, linguagem e cultura (HP Comunicação, 2008)” e “Práticas de leitura e escrita no ensino superior (Freitas Bastos, 2011)”. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Redação nas redes pública e particular de ensino.



Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação


Foto: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS