LANÇAMENTO DO LIVRO "COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS PARA CONCURSO PÚBLICO - TEORIA E PRÁTICA" DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL MARCIO LÁZARO É UM SUCESSO




Livro “Coesão e coerência textuais para concurso público” atrai futuros candidatos
                                 
O professor de Língua Portuguesa da rede municipal de educação de Cabo Frio, Márcio Lázaro, lançou sua primeira obra: “Coesão e coerência textuais para concurso público – teoria e prática”. O tema atraiu diversos interessados em conquistar uma vaga em concurso público.

A professora Maria Stela Macedo, da Escola Municipal Deodoro Azevedo, já tem duas matrículas como docente em redes municipais, porém ainda almeja mais: agora ela está interessada em uma vaga federal.  Apesar de ainda não ter uma data certa, ela conta que já começou a se preparar e que o livro “Coesão e coerência textuais para concurso público” será um ótimo aliado nessa batalha.

– A possibilidade de conquistar melhores colocações no mercado de trabalho e ainda garantir salários mais elevados é o grande desejo de todos. Principalmente agora que sou mãe, quero ter mais tempo livre para me dedicar à minha filha sem perder a qualidade de vida que tenho hoje – explica.


O evento iniciou com uma pequena mostra do que o leitor poderá encontrar no livro: explicações simples e práticas sobre os conceitos de coesão e coerência, análises de pequenos fragmentos de textos, resolução de questões de concurso... Enfim, conhecimentos que o candidato precisa para estar bem preparado na hora de responder a maior parte das questões de Língua Portuguesa e que ainda facilitam bastante a compreensão de conteúdos de outras áreas.



O livro destina-se a todo profissional, de quaisquer áreas de conhecimento, em nível de graduação e pós-graduação que pretenda ampliar seus conhecimentos de Língua Portuguesa e necessite de uma visão aprofundada sobre os princípios de coesão e coerência textuais e seus desdobramentos. O grande diferencial do livro é a abordagem didática, com linguagem prática, objetiva e compreensível tanto para quem já conhece o assunto quanto para o leigo, sem perder de vista a fundamentação teórica necessária e suficiente para quem pretende fazer provas de concurso público.

De acordo com o professor Márcio Lázaro, há bancas examinadoras que chegam a elaborar 50% da prova de Português a partir dos princípios de coesão e coerência e dos desdobramentos que o tema oferece. É o que podemos perceber em provas produzidas pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) para concursos de alto escalão, como o de Auditor Fiscal da Receita Federal. Assim, Márcio selecionou diversas questões dessas e de outras bancas para analisar e responder.

Para facilitar ainda mais a vida do leitor e garantir que não restará nenhuma dúvida sobre o tema, o professor colocou a disposição no livro um canal direto de comunicação para manter um diálogo com o escritor e sanar qualquer dificuldade que ainda possa restar. Os interessados em adquirir o livro podem encontrá-lo direto no site da editora www.editoramultifoco.com.br.

O professor Márcio Lázaro é bacharel, licenciado e mestre em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já foi colaborador em duas obras coletivas: Olhares sobre o discurso: língua, linguagem e cultura (HP Comunicação, 2008) e Práticas de leitura e escrita no ensino superior (Freitas Bastos, 2011). Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Redação nas redes pública e particular de ensino.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Fotos: Gilberto Verdade

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS