IMPLANTAÇÃO DO PROJETO QUE TEM CUSTO DE R$ 3.200.000,00 COM RECURSO DO MINISTÉRIO DO TURISMO E DO ESTADO





A Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo está há cerca de um ano, em negociação com órgãos do estado para a implantação do projeto de Sinalização Turística na Cidade. Esta semana, mais um passo decisivo foi conquistado com a participação do superintendente da secretaria de Turismo, Aldenir Soares.

Em reunião com uma equipe do IEEA – Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura -, órgão normativo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o superintendente recebeu o trabalho final do projeto de Sinalização Turística para a cidade de Cabo Frio.

- Vencida mais esta etapa, vamos agora para a obtenção da verba para o projeto que tem custo de R$ 3.200.000,00, para depois licitar e implantar este plano que levou quase um ano para ficar pronto, comemorou.
Todo o trabalho e esforço da secretaria de Turismo de Cabo Frio começou em 10/11/2013, quando foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo prefeito Alair Corrêa e o presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura, Sr. Francisco Boechat.

- Durante este período, aconteceram diversas reuniões de gabinete e pesquisas de campo, quando os técnicos responsáveis estiveram na cidade fazendo levantamentos, medições, entre outras ações, informa Soares.
A Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito brasileiro desde 1994 e deve seguir princípios fundamentais, com vistas a garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais. 

- O turismo está ligado ao deslocamento de pessoas em viagens e, decorre daí, a importância da implantação de uma sinalização adequada que atenda às necessidades dos visitantes, destaca o superintendente.
Em Cabo Frio, a implantação deste sistema fundamenta-se também no crescimento turístico da cidade, considerando o desenvolvimento econômico e social que a atividade representa para o município.

- As placas de sinalização turística possuem elementos padronizados, apresentando cor marrom e forma retangular. De acordo com sua função, classificam-se como Placas de Indicação, subdivididas em placas indicativas de serviços auxiliares e atrativos turísticos. As placas de sinalização turística têm por finalidade identificar os destinos e os locais de interesse turístico, bem como indicar as direções e as distâncias, informou o engenheiro Antônio Kropf em uma das visitas técnicas em Cabo Frio, explicando ainda que, os pictogramas inseridos nas placas de fundo marrom seguem o padrão internacional, cuja finalidade é facilitar a identificação e compreensão dos símbolos dos atrativos por grande parte dos turistas, sendo, para tanto, destacados por meio da cor branca e figura na cor preta.

De acordo com a equipe técnica da secretaria de Turismo, a meta é implantar 163 placas de sinalização turística em Cabo Frio e 4 pórticos nas principais entradas da cidade (Av. Wilson Mendes, Praia do Siqueira, Estrada do Guriri, RJ 140).

Telma Flora | Assessora de Imprensa
Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio
Fotos: Ascom Turismo

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS