GAROTINHO PROMETE ACABAR COM CICLO DE TRANSFERÊNCIAS DE POLICIAIS MILITARES DO INTERIOR PARA A CAPITAL






  
      _Ex-governador critica a gestão atual, que fragilizou a segurança de cidades para fortalecer o efetivo das UPPs, na Capital

     _O deputado federal, Anthony Garotinho, candidato ao governo do estado pela Aliança Republicana e Trabalhista (PR-PROS-PT do B), reiterou que promoverá mudanças na política de segurança adotada hoje nas comunidades com UPPs. (Unidades de Polícia Pacificadora) sem que isso represente levar mais insegurança para os municípios do Interior do Estado. Garotinho insiste na necessidade de manter os policiais militares em suas cidades de origem, encerrando com o ciclo de transferências para a Região Metropolitana do Rio, a fim de reforçar o contingente de agentes lotados nas UPPs.  

      _Hoje, os policiais são obrigados a deixar o Interior para trabalharem nas UPPs na Capital. Com isso, os bandidos acabam migrando para o Interior do Estado para fugir do cerco policial. Cidades que antes eram pacatas estão sofrendo com  altos índices de violência jamais vistos antes. Os policiais estão sendo jogados nas UPPs.  Precisamos fixar esses policiais nas suas cidades, investindo na qualificação da polícia como um todo - advertiu o ex-governador.

         _O medo e a insegurança da população das comunidades carentes com UPPs e dos moradores do Interior têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos. No domingo à noite, traficantes atacaram a sede da UPP n Morro do Alemão, na Rua Canitá. Os criminosos atearam fogo a um contêiner e um policial militar ficou ferido. Um carro da corporação e uma motocicleta também foram incendiados. A ação violenta teria sido em represália à morte de Matheus Alexandre da Silva, de 18 anos, atingido domingo à tarde, em meio a mais um confronto entre policiais e traficantes.

       _O ex-governador observou que a presença policial nas comunidades por si só não resolve a questão da insegurança. Garotinho defende a presença da polícia nas áreas ocupadas, desde que acompanhada de políticas públicas voltadas para os jovens. Ele argumenta a necessidade de o Estado fomentar oportunidades de emprego para os jovens. O Estado, observa o ex-governador, tem o dever de incentivar a criação de cursos técnicos capazes de auxiliar os jovens a ingressar no mercado de trabalho.

               _A falência do atual modelo de segurança pode ser constatada ao se observar o aumento expressivo dos índices de criminalidade em todo o Estado do Rio, segundo aponta o Instituto de Segurança Pública (ISP). Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto revelam que no primeiro trimestre deste ano houve uma elevação significativa da criminalidade como um todo. Foi observado aumento no número de homicídios, nos registros de roubo e furto de carros, nos casos envolvendo roubo a pedestres e ainda nos autos de resistência (morte em confronto com a polícia).

               _Garotinho reconhece que o combate à criminalidade será um dos principais desafios que terá pela frente a partir de 1 de janeiro do ano que vem. Ele, contudo,  promete fazer uso de toda a experiência acumulada durante o período em que exerceu o cargo de secretário de Segurança Pública durante o governo Rosinha.

              _Vou implantar o Batalhão de Defesa Social porque não existe ocupação sem ação social: as unidades da PM em todo o Estado passarão a contar com representação da Defensoria Pública, com assistentes sociais e ainda com postos do SINE para emissão de carteira de trabalho, encaminhamento a emprego, entre outros serviços; investir no fortalecimento da polícia técnica e na formação e treinamento dos policiais militares – afirmou o ex-governador, que promete ainda reativar o Grupamento Especial Tático-Móvel (GETAM), unidade criada para reforçar o policiamento nas principais vias de acesso à região Metropolitana do Rio de Janeiro.




Fonte: (PR) Partido Republicano – Diretório Cabo Frio

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS